Mais um excelente artigo do site Popverso. O que acontece se juntarmos Robert Kirkman (criador de The Walking Dead), os heróis da Marvel Comics e, claro, Zumbis!? O resultado desta mistura improvável é a série Zumbis Marvel (Marvel Zombies), que há anos vem conquistando fãs (e muitas críticas) ao mostrar heróis como Homem-Aranha, Hulk, Quarteto Fantástico e os Vingadores como super-zumbis famintos por carne humana e que mantém seu intelecto.

 

Marvel zombiesboxSe zumbis são os novos vampiros, Robert Kirkman é ninguem menos que um Bram Stoker moderno. Seu sucesso com The Walking Dead propaga, como um virus, o apocalipse zumbi por todos os meios. Cinema, TV, livros e quadrinhos estão sendo invadidos pelos mortos que andam, e o seriado da AMC leva a milhões de pessoas todo o drama de ser o sobrevivente em uma terra tomada por corpos em decomposição que te perseguem incansávelmente, com a fome inesgotável e a vontade única de cravar seus dentes podres em sua carne.

Mas The Walking Dead não foi o único sucesso de Kirkman com os mortos-vivos. É dele o roteiro para a primeira série de Marvel Zombies, nos longínquos 2005. Saidos de uma trama iniciada na revista Ultimate Fantastic Four (escrito por Mark Millar e desenhado por Greg Lend, indo dos números 21 a 23), onde Reed Richards foi teleportado para a Terra 2149 (sim, leitor – a Marvel também tem infinitas terras), enganado pelo Reed Richards desta realidade – já zombificado, que tinha a intenção de abrir um portal para a nossa Terra (Terra 616) e devorar o planeta todo. Reed é resgatado, e somos apresentados a este planeta tomado por zumbis super poderosos. Kirkman foi tão feliz que iniciou-se ali uma das mais populares (e rentáveis) franquias da Marvel.

É nesta Terra, a 2149, que se passa a trama de Kirkman, desenhada por Sean Phillips e capas de Arthur Suydam. Os herois zumbis estão

Ultimateff21pertos de devorar todos os humanos do planeta. Com o apocalipse zumbi tornado realidade, Galactus chega a Terra para consumi-la, e envia seu arauto, o Surfista Prateado, para vasculhar o planeta antes (será que Galactus envia Norrin Radd na frente para ver se não vai ficar com azia ao comer determinado planeta?). Só que quem é devorado é o Surfista, e o poder cósmico agora passa para os zumbis do Capitão América (Coronel América nesta versão), Homem Aranha, Hank Pym, Hulk, Homem de Ferro e Luke Cage. Estes vão atrás de Galactus, e acabam por degustar o Devorador de Mundos! Com todo este poder, eles partem universo a dentro, buscando novos planetas para jantar.

A série teve tanto sucesso que teve várias continuações, explorando, como a Marvel faz melhor, a franquia que se mostrava bastante popular.

Em Maio de 2007 foi lançada Marvel Zombies: Dead Days, escrita por Kirkman e desenhada pelos mesmos Phillips e Suydam. Dead Days é um único número e conta o início da infecção nos herois. A Dynamite e a Marvel também lançaram uma saga conjunta, Marvel Zombies vs. Army of Darkness, passada durante Dead Days, onde o personagem Ash (dos filmes Evil Dead/Morte ao Demônio, vivido por Bruce Campbell (que fez ponta em todos os filmes do Aranha, por ser um dos melhores amigos de Sam Raimi) aparece na Terra 2149 com a missão de impedir que o planeta seja tomado por zumbis. Maior que Dead Days, esta série durou cinco números, também publicada em 2007.

Sem deixar o osso cair, a Marvel emendou outra série, de outubro 2007 a fevereiro 2008, com o mesmo time criativo das primeiras. Marvel Zombies 2 nos conta o retorno dos zumbis Galácticos a Terra. Após devorar toda a vida no universo, eles voltam para a Terra, onde descobrem que em Wakanda ainda existem humanos, ou seja, um novo almoço. É nesta série que temos um dos pontos mais impressionantes da série: Ao viajar pelo universo, os zumbis Galácticos se deparam com Ego, o planeta-vivo. Preciso dizer que vira um enorme banquete?

Army crossoverE teriamos novas histórias destes zumbis superpoderosos. No final de 2008 tivemos mais uma série, Marvel Zombies 3, desta vez com um novo time criativo, escrito por Fred Van Lente e desenhado por Kev Walker com capas de Greg Land. Na terceira série, os zumbis conseguem invadir a nossa Terra (Terra 616, lembram?), e Morbius, Jocasta e o Homem Máquina lutam para impedir a invasão. O final da série abre o gancho para Marvel Zombies 4.

Produzida pelo mesmo time criativo e lançada no em abril de 2009, Marvel Zombies 4 conta a caçada dos zumbis na Terra 616 pela equipe Midnight Sons, composta por Morbius, Lobisomem, Daimon Hellstrom, Jennifer Kale e o Homem Coisa (o Monstro do Pântano da Marvel). Dormammu aparece na história, e, a meu ver, é a mais fraca de todas editadas até o momento.

Em seguida, foi lançada nova série que dava continuidade aos acontecimentos de Marvel Zombies 2, Marvel Zombies Return. Esta saga mostra os zumbis do Homem Aranha, Wolverine e Hank Pym sendo teleportados para outra Terra, e as consequências disso. Ela foi lançada em um formato diferente, em cinco revistas (Marvel Zombies Return: Spider-Man, por Fred Van Lente e Nick Dragotta; Marvel Zombies Return: Iron Man por David Wellington e Andrea Mutti; Marvel Zombies Return: Wolverine por Jonathan Maberry e Jason Shawn Alexander; Marvel Zombies Return: Hulk por Seth Grahame-Smith e Richard Elson e Marvel Zombies Return: Avengers por Fred Van Lente e Wellington Alves) e termina com Uatu conseguindo salvar o resto do universo fechando um loop (leiam a série para descobrir como rss ).

Outra série, Marvel Zombies: Evil Evolution finalmente mostra a origem da infecção. A história comeca logo depois de Dead Days, onde Hank Pym descobre o universo “Ape Verse” (uma versão totalmente símia da nossa Terra 616) e para lá se teleporta para fazer um lanchinho. Ele é rechaçado, os herois símios invadem a Terra Zumbi e muitos zumbis e herois macacos são derrotados, até que uma estranha parceria é feita entre Reed Richards zumbi e os macacos, mudando a linha temporal de modo que ambos os mundos nunca se encontrem e as perdas ocorridas nunca tenham acontecido.

Marvelzombies destroyEm 2010 tivemos Marvel Zombies 5, por Fred Van Lente, Jose Angel Cano Lopez, e Greg Land. É uma continuação direta de Marvel Zombies 4, com A.R.M.O.R descobrindo que diversas realidades foram infectadas pelos zumbis, e como isto pode ser combatido. Uma parte bacana desta série é que os agentes denominam diferentes tipos de zumbis por códigos como “Romeros”, “Boyles” (Famosos diretores de filmes de zumbis).

Em março de 2011 foi lançada a série Marvel Zombies Supreme, com o Esquadrão Supremo sendo zumbificado. Os autores foram Franklin Marrafino, Fernando Blanco e Arthur Suydam, e uma nova série está para ser lançada, Marvel Zombies Destroy! – nesta, veremos A.R.M.O.R. sendo acionada para resgatar uma realidade alternativa onde os nazistas venceram a segunda guerra mundial… usando zumbis! Teremos personagens como Howard the Duck e Dum Dum Dugan aparecendo… a ideia é boa, mas com este cast fica dificil acreditar que será tão boa quanto as originais.

Fonte: Popverso