Capa » Entrevistas » Empilhando os mortos: Produtor Glen Mazzara fala mais sobre a Terceira temporada e afirma que esta “Terá o ritmo de um trem desgovernado”

Empilhando os mortos: Produtor Glen Mazzara fala mais sobre a Terceira temporada e afirma que esta “Terá o ritmo de um trem desgovernado”

Glen Mazzara

O ultimo episódio de The Walking Dead ainda está zunindo em seus ouvidos? Muito bom, porque ainda está nos nossos. Já sabemos bem que a terceira temporada está em pleno florescimento. O produtor Glen Mazzara e sua equipe de escritores estão fazendo o esboço dos seis primeiros episódios e irão se lançar até o oitavo, e uma vez que estes esboços forem aprovados, os oito primeiros episódios da temporada serão escritos.

Mazzara arranjou um tempo, em meio à preparação da terceira temporada, para responder algumas perguntas urgentes que a imprensa tinha sobre o episódio final da segunda temporada e o que esperar da terceira. Há muitos spoilers no texto a seguir, mas nada que irá estragar a experiência da temporada seguinte. O que iremos mostrar é uma enorme compilação de duas grandes teleconferências com Mazzara sobre The Walking Dead, nas quais o site BuzzFocus participou. Muitas de suas preocupações serão representadas nesta entrevista, entre outras coisas, o que deve manter a chama queimando ardentemente para a terceira temporada.

Texto traduzido e adaptado por: Nana (Facebook / Twitter)

O Governador

O Governador em The Walking Dead “Nós tivemos uma lista de atores sobre os quais nós conversamos, discutimos e buscamos para este papel. E David Morrissey era alguém cujo trabalho não me era muito familiar, mas ele veio para o teste eu achei que foi incrível. Ele realmente tinha muito das qualidades que nós estávamos procurando para o Governador.

Eu não quero deixar escapar nenhuma informação explicando quais eram essas qualidades, mas ele assumiu o Governador e entendeu como o personagem era. Alguns atores percebem que irão interpretar o vilão e dizem algo como, certo, está bem, mas ele não é tão mal assim. David disse apenas, ‘Este é o papel da minha vida e eu estou animado para interpretá-lo.

Leia mais: Escolhido o ator que interpretará o Governador!

David e Andy Lincoln (Rick Grimes) também eram amigos. Andy me chamou e disse que este cara é um dos melhores atores da Grã-Bretanha, atualmente. Nós teríamos sorte em tê-lo no elenco. Então isso foi animador para nós, sabe. Que Andy tivesse tanta certeza sobre o talento de David e a sua capacidade. Então, David veio nos encontrar, e nós decidimos de forma unânime que ele era fantástico.”

Michonne

“Michonne é uma das personagens principais dos quadrinhos, então nós estamos bem animados em finalmente trazê-la para a série. Ela anda sozinha. Ela é uma personagem que bota pra quebrar. Ela é muito dinâmica e nós realmente queremos vê-la como um acréscimo muito importante para o grupo. Ela é um personagem marcante e irá carregar muitas histórias, então nós estamos bem animados com ela. Nós também estamos animados com Danai Gurira, a jovem atriz que irá interpretar esse papel. Somos sortudos em tê-la e esperamos ansiosamente para ver o que ela irá fazer.

Estreia de Michonne em The Walking Dead

Leia mais: A história da Michonne (quadrinhos)

Nós realmente sentimos que ela irá trazer este tipo de personagem a vida, que ela irá fazer esta personagem tomar forma por conta própria. Com o calibre que ela possui, irá estabelecer a personagem de uma forma que daqui algum tempo as pessoas não conseguirão imaginar ninguém mais interpretando a personagem no lugar dela. Eu acredito que ela lidará com isso de um modo emocionante. Então, eu estou realmente feliz com o nosso elenco. Acho que tivemos sorte com esses grandes atores e nós iremos acabar com eles, dando um monte de coisas difíceis, enquanto eles irão responder com um ‘manda a ver’. Eu estou ansioso para isto.”

A introdução de Michonne irá trazer mais a sensação dos quadrinhos para a TV?

“A razão pela qual o rosto da personagem não aparece no final foi porque nós não tínhamos escolhido a atriz. Então, foi uma trapaça ali. Nós estávamos pensando sobre a personagem durante a escolha do elenco e nos perguntando: ‘O quanto a Michonne é teatral?’. Aquela foi uma entrada bem teatral e foi algo que eu não percebi no primeiro momento.

Danai Gurira será Michonne em The Walking Dead

Ela vem dos quadrinhos. Parece que ela pulou direto daquelas páginas para dentro da série. Eu acho que isso é bem excitante. Este é um desafio para todos nós, mas me conhecendo como escritor, eu acho que vou manter isto em um nível real, com um fundamento, porque, se não parecer real, a audiência não será capaz de se identificar com as circunstâncias da história.

Leia mais: Danai Gurira interpretará Michonne na Terceira Temporada

Acredito que a nossa série faz sucesso porque as pessoas que estão assistindo pensam, ‘Oh, eu estaria morto agora’ ou ‘Eu mataria aquele cara’, ou ‘Eu atiraria em sua perna e sairia correndo’. Eu acho que esta é a graça da série. Nós estamos bem conscientes na tentativa de não deixar o show serializado, e não desenvolver um lado mitológico em excesso. Então, é acessível para as pessoas de um jeito que um bom filme de terror deve ser. Eu acho que é melhor que os filmes de terror sejam bem simples e isto é algo muito importante. Então, a minha intenção para a série é mantê-la com fundamentos, com realidade e Michonne será um grande desafio.”

Dale e a mudança em relação aos quadrinhos (Aviso: Contém spoilers da HQ)

A morte de Dale“Sim, nós tivemos que fazer isso. Porque uma vez que você se livra de Dale, você perde a bússola moral do grupo. E, mais uma vez, nós queríamos causar estragos no final da temporada.

Quanto a sua história nos quadrinhos, nós ainda tínhamos esta carta na manga, porque qualquer um pode ser canibalizado nesta série. E quanto ao seu romance com a Andrea, nós não iríamos entrar neste território. Se nós fossemos seguir este caminho, nós já teríamos feito. Mas como nós não iríamos seguir esta linha da história, não nos pareceu uma perda muito grande.

Leia mais: Chandler Riggs (Carl) fala sobre o real motivo da morte de Dale

Laurie Holden é uma atriz incrível e bonita. É alguém que nós iremos considerar a ideia de ter um interesse romântico com algum  outro personagem, ao longo da história, como ela teve com Shane – mesmo que tenha sido breve, apenas uma ficada. Mas o caso dela com o Dale não foi algo que nós exploramos por um tempo e depois abandonamos. Na verdade, isso nem chegou a ser uma hipótese.”

T-Dog terá mais atenção?

T-Dog em The Walking Dead

“Eu fiquei bastante surpreso com isso, porque eu sempre trabalhei em shows que tinham os seus personagens secundários e que foram ganhando espaço lentamente. Se você olhar para o personagem de David Snell, Ronnie, em The Shield, verá que este foi um personagem que apareceu durante toda a série e só teve um importante papel no final. Eu admito, T-Dog foi deixado de lado e acabou sendo esquecido. E parte do meu objetivo, como produtor, era focar o desenvolvimento do personagem Rick, entre outras coisas.

Então, o pobre T-Dog foi deixado de lado. Isto é algo que será corrigido agora, já que ele sobreviveu ao último episódio. Acredito que Irone Singleton tem feito um trabalho fantástico em estabelecer um personagem e fazer as pessoas se interessarem por ele, mesmo que não tenha muito a dizer. Esta é a força da série.

Leia mais: Discuta em nosso fórum sobre o T-Dog

Eu acho que, com sorte, nós iremos dar mais força a ele. É um personagem que nós estamos tentando desenvolver de uma maneira significativa. Então, é uma pergunta justa, e nós ainda não terminamos com T-Dog. Nós vamos arregaçar as mangas e fazer isto dar certo.”

O fato da Lori ser irritante

Intrigas da Lori“Eu acho que a Lori é uma personagem interessante e convincente. Acredito que ela foi realista de várias formas e é, certamente, uma personagem sobre quem as pessoas falam muito. Então, eu não acho que ela seja irritante. Eu acho que é interessante o fato que as pessoas estejam tão focadas nela.

Na terceira temporada, nós estamos focando melhor a relação Rick-Lori e sobre o que esta significa; lembrando que ela pressionou o Rick e o Shane a ponto deles tentarem matar um ao outro. Então, é um ponto bem interessante para se começar, e nós certamente iremos examinar esta personagem. Mas eu não sei se nós vamos começar a forçar situações apenas para fazê-la parecer mais agradável. Isto não é parte do plano.”

Leia mais: Em defesa da Lori

A reação de Lori após a explicação de Rick sobre o que aconteceu com Shane

Lori Grimes“Eu acho que foi uma cena muito difícil. E eu dou grande parte dos créditos para Sarah Wayne-Callies, porque ela não tinha diálogo algum nesta cena e conseguiu fazer uma interpretação incrível. Ela está ouvindo o que ele diz e faz com que você vá passando pelo processo interno dela. Nós temos grandes atores. Isto foi apenas uma tomada. Volte até o episódio e preste atenção. Rick está falando e ela está escutando e isso tudo foi feito em apenas em uma tomada.

Na verdade, eu escrevi a cena. Para mim, ela não pediu para o Rick matar o Shane. Ela apenas disse para ele dar um jeito na situação, porque Shane atingiu um ponto delicado quando ele disse, ‘Você sabe que é verdade.’ Ela estava confusa e esta é uma personagem que deturpa a realidade. Ela escolhe acreditar no que ela quer ser. Ela é obsessiva por estar sempre no controle. É por isso que ela fica andando pela cozinha dizendo que eles precisam fazer isso ou aquilo. Todo mundo acha que ela é sexista. Não, aquilo era o que ela podia controlar. Você não pode controlar o mundo (que virou um inferno).

Então é isso, ela tentou controlar Rick. Mas as coisas saíram do controle e levaram a um assassinato. Nós mostramos a morte em nossa série de uma maneira bem real. Nós realmente sentimos os efeitos da morte em nossos personagens. É algo que colocamos muito esforço para realizar, assim como os atores e diretores. Então, quando ela fica sabendo que o Shane não foi morto por um zumbi da manada, e sim que ele foi morto pelas próprias mãos de Rick e que ele quis matá-lo, ela fica horrorizada com o acontecimento como um todo. Ela fica horrorizada com o seu próprio papel, que serviu de catalisador, sua própria culpa. E ela está, eu acredito, lidando com os seus pensamentos de culpa e de ódio a si mesma.

Ela projeta estes sentimentos para o marido, porque quem poderia aceitar a ideia de ‘Eu fiz meu marido matar o meu ex-amante’? Este é um pensamento horrível. Então, ela estava para tirar isso de sua mente e justo quando ela estava se esforçando, bam! Caramba, ela descobre que seu filho estava envolvido. Então, ela está passando por muitas coisas nesta cena e podemos dizer que ela está bem bagunçada internamente.

Ficando de olho no Carl

Carl GrimesEsta é uma pergunta bem engraçada. Aqui está a minha lógica para isso: eu tenho três filhos, três filhos jovens. E, você sabe, muitas vezes eu me vejo tentando chutá-los para fora de casa. Vão fazer outras coisas. Parem de ficar jogando videogames e coisas parecidas. Antes de Carl andar por entre as árvores e achar o zumbi na lama, ele estava apenas perambulando além do celeiro. Na verdade, ele estava pegando cápsulas de balas, as mesmas cápsulas que foram usadas na chacina que aconteceu no celeiro. Então, ele está dando uma volta. Ele está entediado. Ele é uma criança. Ele irá amadurecer. Ele será arteiro. E ele está tentando se estabelecer neste mundo. Ele está tentando encontrar seu próprio caminho.

Houve cenas que ele estava sentado embaixo de uma árvore, cavando algo com uma faca e podemos ver que o garoto está claramente entediado e tentando descobrir o que mais estava acontecendo no acampamento. Eu não sei se seria plausível se ele estivesse sempre sob o olhar de Lori. Ele não seria como a maioria dos garotos, tentando escapar da mãe e ir se meter em problemas?

Isso parece plausível para mim. Se isso significa que ela é uma mãe terrível, ou que Rick é um pai terrível, bem, para mim, isso apenas representa a realidade. Eu ouço todas as críticas, mas meio que parece que as pessoas não estão olhando as coisas como elas realmente são. Isto faz sentido para nós, e se as pessoas não gostam, bem, então nós faremos a Lori trancá-lo em uma cela quando chegarmos à prisão e não contaremos mais história nenhuma sobre esse personagem. Eu não sei mais o que faríamos. Nós estamos tentando contar histórias interessantes aqui.

Se a Lori não fica de olho nele, todo mundo sai falando que ela é uma mãe horrível. Se ela pede para outra pessoa ficar de olho nele, ela é uma mãe horrível. Então, eu já não sei mais nada. Alguém vai querer assistir várias cenas com a Lori apenas olhando o Carl?

Leia mais: Perguntas e Respostas com Chandler Riggs (Carl Grimes)

Estes impulsos de Carl significam que ele irá ter mais destaque na terceira temporada?

“Nós temos uma história forte para o Carl na terceira temporada e iremos mostrar o quanto ele está amadurecendo neste mundo. Ele e o resto do grupo. Eu acho que Chandler tem feito um trabalho fantástico, e nós estamos animados para escrever sobre este personagem.”

O que fazer com a Carol?

Melissa McBride (Carol) em The Walking Dead“Bem, esta é uma personagem bem interessante. Porque eu acho que a armadilha em fazer uma personagem como a Carol é que precisamos apenas fazer com que ela seja uma mãe em luto, e assim, ela poderia se encaixar em um tipo muito comum. Eu tenho visto muito desse tipo de personagem na TV.

É por isso que nós escrevemos a cena que ela está dizendo algo como ‘Eu perdi a minha criança. Eu não estou perdendo a minha razão.’ Ela é uma mulher que está tentando se definir neste mundo. Ela ainda não tem nenhuma habilidade para contribuir com o grupo. Então, vamos cavar ainda mais isso. Nós temos uma atriz incrível. Vamos continuar acompanhando a jornada desta personagem, enquanto ela tenta se estabelecer.

Nos quadrinhos, nós encontramos muito material bem convincente, sendo que partes nós iremos usar e partes não. E eu acho que nós podemos jogar qualquer coisa em Melissa que ela vai ser mais que capaz de responder a altura. Então, eu estou bem animado em escrever sobre essa personagem.”

Leia mais: Perguntas e Respostas com Melissa McBride (Carol)

Falar sobre o começo do apocalipse zumbi

“Esta história já foi contada em muitas histórias de zumbis e filmes sobre insurreições e surtos. Até mesmo em Planeta dos Macacos. Talvez, nós voltemos para fazer um filme independente ou um webisode, mas não é algo que interessa a mim ou a qualquer outro dos escritores. Particularmente, eu não estou interessado em usar flashbacks com pedaços de histórias de pessoas diferentes. Eu não estou interessado porque eu quero levar a história adiante. Já existe muita adrenalina envolvida na história. Esta é apenas a minha inclinação natural como um narrador.

Apocalipse Zumbi em The Walking Dead

Eu não quero voltar, eu quero deixar as que as pessoas fiquem tentando adivinhar, eu quero confundi-las até o limite para que elas não saibam o que está por vir. Elas não sabem todas as informações e isso é empolgante. Este é o tipo de série que eu estou interessando em contar. Este é o tipo de série que eu quero assistir. Então, para que voltar e contar para as pessoas como a bagunça começou, quem se importa? A bagunça está aí, e todo mundo está ferrado e agora nós estamos fugindo desses zumbis. Eu amo isso! Esse é o meu jeito pessoal de conduzir, como um narrador. Eu só quero levar isso adiante e deixar as pessoas assustadas. Eu gosto que os nossos personagens estejam no escuro.

Nós estamos sendo bem fiéis aos quadrinhos de Robert. Os sobreviventes do grupo não possuem esta informação. Eles apenas estão tentando sobreviver nesse mundo pós-apocalíptico. Uma das regras de The Walking Dead é que nós não sabemos o que está acontecendo e o que eles vão fazer para sobreviver. É mais excitante quando eles não sabem o que está acontecendo e se eles irão conseguir se safar mais uma vez.

Leia mais: Discuta sobre o Apocalipse Zumbi em nosso fórum “Sobrevivência”

Por quanto tempo a trama da Prisão irá durar?

A Prisão em The Walking Dead

“Eu vejo que a prisão tem uma história bem significativa para a terceira temporada e (talvez até) a quarta temporada. Eu realmente acho que esta é a maior trama. Eu sei que nós ficamos na fazenda por mais tempo do que as pessoas queriam. Mas nós tínhamos razões para fazer isso.

Acredito que a fazenda tenha desempenhado um papel um tanto claustrofóbico para as pessoas. Nós queremos ter certeza que a prisão não ficará claustrofóbica também. Toda a paisagem foi tomada pelo apocalipse zumbi e os zumbis estão nas grades da prisão, literalmente – se você lê os quadrinhos, vê que aquela prisão é um espaço de segurança muito pequeno e que tem um grande perigo em volta dela. Então, não irá ser como se nós fossemos ficar presos do mesmo jeito que ficamos na fazenda durante a segunda temporada, por assim dizer.

Então, eu acho que a prisão possui uma trama bem significativa. Mas nós também estamos interessados em abrir para o mundo. Vocês sabem, o Governador tem uma história em Woodbury. Há outros elementos pelo mundo afora, outros grupos. Então, acredito que o grupo de Rick está caindo em um mundo bem maior.”

Possíveis tramas adicionais

“Existe muito material incrível nos quadrinhos, e a série precisaria de uns vinte anos para colocar tudo na tela. Acredito que o personagem Tyreese é alguém em quem estamos interessados em trazer em algum momento. Nós ainda não traremos de volta Morgan e Duane, que apareceram durante o primeiro episódio. Aparecerão novos personagens para a série que não estão nos quadrinhos. Eu acho que a primeira e a segunda temporada foram o prólogo e agora parece que nós estamos cheios de energia. A terceira temporada irá redefinir a série em termos do que eu espero que ela possa ser.”

Sobre o ritmo da segunda e terceira temporada e se esta mudança foi culpa da abordagem de Frank Darabont para a segunda temporada

Frank Darabont“Não, não, não. Nós respeitamos tudo o que Frank fez. Nós não teríamos chegado até aqui se não fosse por Frank Darabont. Nós temos um grande débito com ele. Acredito que a sua contribuição para a série foi incalculável.

Frank também perguntou se nós tivemos problemas com o ritmo da primeira parte da segunda temporada e se havia história o suficiente para nós esticarmos a fazenda durante toda uma temporada. Esta foi uma questão que os escritores tiveram que lutar durante o começo da mesma.

Leia mais: Mais detalhes sobre o prólogo de Frank Darabont que nunca foi ao ar

Já foi dito que a minha intenção para a série é manter o ritmo. Você olha para aqueles três últimos episódios, mas eu também me sinto orgulhoso dos episódios que vieram antes desses. Eu tenho orgulho do ritmo do final da primeira metade da temporada. Eu tenho orgulho do ritmo de ‘Triggerfinger’ e ‘Nebraska’.

Sabe como é, eu acho que ‘Nebraska’, que não teve muita ação zumbi, teve uma cena final bem convincente com Michael Raymond James. Nós iremos continuar fazendo episódios de ritmo acelerado. Nós iremos continuar fazendo episódios de ritmo mais lento. O episódio que o Dale foi morto foi um episódio um pouco mais profundo. Houve todo um debate em cima, e eu acho que nós tivemos um final incrível ali. Então, a cada semana, nós queremos continuar confundindo a audiência, de uma forma que, quando você se sentar para assistir, você nunca vai imaginar que tipo de episódio nós vamos mostrar. Nós estamos constantemente brincando com as expectativas das pessoas, porque é isso que os filmes de terror fazem.

A partir do minuto que você sabe exatamente o que irá acontecer desde o começo do episódio, isso vai se transformando em algo cada vez menos divertido. Então, isso é tudo o que eu vou dizer: nós continuaremos confundindo vocês a cada episódio. Este é o objetivo.

Nossos episódios (na segunda metade da segunda temporada) são trabalhados de uma forma melhor, em questão de ter começo, meio, e esperançosamente trazendo um grande ímpeto no final. Isto é algo importante para The Walking Dead. Nós conseguimos isso de forma perfeita. Eu estou muito feliz com a trama e a densidade desses episódios. Agora que nós conhecemos a sensação de ter um episódio que fez muito sucesso, iremos tentar manter esta média.

Nós ainda teremos episódios mais lentos. Nós continuaremos fazendo episódios focados em apenas um personagem. Esta é uma história sobre personagens com quem nós nos preocupamos. O ritmo da terceira temporada parece mais com o de um trem desgovernado.”

A equipe de escritores da terceira temporada

“Obviamente, Robert Kirkman está presente e nós trouxemos de volta Evan Riley, que é fantástico. Scott Gimple é brilhante, assim como Angela Kang. E nós traremos dois novos roteiristas: Sang Kyu Kimm, que é um escritor com quem eu trabalhei em Crash e Hawthorne. Eu simplesmente amei trabalhar com ele e Nichole Beattie, que acabou de sair do trabalho de David Milch em Deadwood e, recentemente, fez Prime Suspect. Ela também esteve presente em Rubicon, então, posso dizer que nós trouxemos novos roteiristas fantásticos.

Também preciso anunciar isto. Nós iremos contar com a presença de Frank Renzulli, um dos roteiristas da série The Sopranos. Ele irá fazer um episódio para nós, durante a primeira parte da temporada. E ainda não havia anunciado, mas também teremos Frank Renzulli, que trabalhou comigo em Crash e que eu acho que é um dos melhores escritores que estão por aí. Ele irá escrever um episódio muito emocionante e bem assustador.”

Se Stephen King e Joe Hill foram convidados a escrever um episódio

“Não, até onde eu sei. Não, eu acredito que tenham ligado isto ao Frank, mas eu não fiz a proposta a nenhum desses colegas.”

Diferença entre matar personagens nos quadrinhos e na televisão

Shane Zumbi

“Nós não temos medo de matar personagens. Nos últimos seis episódios, nós tivemos mais mortes que episódios. Nós estamos com um bom número de mortes aqui. Mas você tem que construir tudo isso. Nós queremos que isso cause uma emoção profunda em nossa audiência, em nossos personagens, para depois seguir adiante. Robert é um pouco mais direto. Nós não precisamos fazer desse jeito, necessariamente. Nós precisamos construir e ter certeza que isso vai levar a história adiante, de uma boa forma. Eu sei que os fãs possuem os seus personagens favoritos, mas nós estamos focados na história mais excitante, surpreendente, convincente e emocionalmente gratificante que pudermos fazer. Este é o objetivo principal quando nós estamos trabalhando na trama da terceira temporada e levando até a AMC. Eles estão bem surpresos, mas todos concordam que esta é a melhor história possível. Aqui, nós damos ênfase na trama.”

Sobre a pressão de escrever o primeiro episódio da temporada e construir uma audiência após a segunda temporada

“Sabe, este tipo de pressão de conseguir mais audiência existe em todo roteirista que precisa escrever o primeiro episódio de uma temporada. É necessária uma habilidade particular, onde você tem que conquistar uma nova audiência, dando a eles um ponto de acesso. De certa forma, o primeiro episódio de uma temporada tem que ser como um piloto para aquela nova temporada. Então, existem certas coisas que precisam ser bem trabalhadas. De certo modo, esperando que seja feito de uma forma elegante, que não seja bagunçado e não soe demais como uma explicação. É nisto que eu estou trabalhando agora, e nós temos um plano bem interessante para fazer isto. E é claro, as pessoas precisam acompanhar. Mas nós também não iremos entregar a próxima temporada de mão beijada para a audiência, por assim dizer.

Nós fomos criticados por estarmos indo muito devagar, por estarmos perdendo tempo. Você sabe o tipo de ritmo que nós gostamos. Sabe como é, eu não estou dizendo que nós não teremos cenas mais lentas, não estou dizendo que nós não vamos colocar nenhum diálogo. Mas nós vamos colocar um ritmo vertiginoso. Nós teremos momentos profundos entre os personagens e as pessoas terão que acompanhar a série. Existe um monte de perguntas feitas por fãs que estão interessados no que acontece por trás das telas e as pessoas sempre dizem, ‘Espera, como isso aconteceu, como aquilo aconteceu?’

Nós acreditamos que os nossos espectadores são muito inteligentes. Nós acreditamos que temos fãs muito dedicados e realmente queremos que esta seja uma experiência satisfatória. Então, eu acho que as pessoas, mais uma vez, irão nos permitir dar a audiência um ponto de acesso para a terceira temporada, ao manter a história contada de forma simples, sem possuir uma mitologia muito complicada.”

Leia mais: Filmagens da 3ª temporada de ‘The Walking Dead’ começam em maio

Sobre o vazamento de spoilers e a procura de preservar o elemento surpresa

“Nós queremos melhorar este aspecto. O vazamento de spoilers tem sido um problema e é algo que nós queremos levar de maneira muito séria. Toda atenção enorme que a série possui tem sido um território novo para mim. Na verdade, nós temos um serviço de segurança interno, com a liderança de Gale Anne Hurd e Robert Kirkman, e com ajuda de Scott Gimple, que conhece muito sobre computadores. AMC leva esse assunto muito a sério.

Nós tentamos descobrir de onde as informações estão vazando e se elas são precisas ou não, para depois tentar retirar o material de circulação, o que é tipo, tentar secar um oceano. Nós estamos cuidando de todo o nosso processo de produção que está avançando e nós teremos que adaptar procedimentos que eu não tive de adaptar em outros shows. Acredite, ninguém nunca se importou com vazamentos de spoilers em Crash ou Hawthorne. Este não foi um problema que eu tive anteriormente. Mas eu sei que Lost teve problemas como este e acredito que isso também tenha acontecido em um grande número de séries. Eu imagino que JJ Abrams já tenha passado por isso antes. Então, é algo que nós estamos descobrindo como lidar, e levando muito a sério, especialmente conforme formos avançando.

Seu momento favorito da segunda temporada, do ponto de vista de um roteirista

“Não é um momento genial, mas eu acho que foi uma cena realmente maravilhosa a que nos foi mostrada em ‘Better Angels’, quando Rick entrega a arma a Carl e diz ‘Eu queria ter algo mais profundo para dizer, meu pai que sempre foi bom com isso.’ Ao mesmo tempo que entrega a arma. De fato, nós temos um monte de momentos geniais, mas esta é uma cena que nos mostra que esta série possui um coração. Eu sei que um monte de pessoas estão pedindo por flashbacks e perguntando se nós vamos aprender algo sobre os personagens. Este é um momento que Rick está se abrindo sobre o seu passado e mostrando que o seu filho não irá ter o tipo de vida que ele teve. Então, foi uma cena bem intrincada, com a maravilhosa fotografia de Ron Schmidt e Guy Ferland, junto com a boa atuação de Chandler e Andy.

Eu amo qualquer coisa que seja ligada ao Hershel. Eu realmente amo escrever sobre esse personagem. Evan Riley fez um trabalho tão fenomenal com a cena de Michael Raymond James, que me deixou impressionado. Eu não mexi em sequer uma palavra ali. Evan realmente soube como escrever aquilo. E houve Angela Kang com a cena da votação, quando o Dale está dizendo, ‘Ninguém aqui vai me apoiar?’ Sabe, são nesses pequenos momentos que eu sinto que eu amo o jeito que eu faço a série.

Os momentos muito assustadores são divertidos. Mas eu sei que eles estão para acontecer, então eu meio que esqueço como é o impacto que eles terão sobre a audiência. Mas estes momentos, como o de Dale, ou quando Andrea decide que vai apoiá-lo, quebram o meu coração todas as vezes que eu os assisto, então, isso me faz amar esses personagens ainda mais.

Teremos conteúdo exclusivo para a web na terceira temporada?

“Sim, Greg Nicotero e os seus co-escritores ganharam o prêmio WGA* por seus webisodes. Então, esta equipe está começando a escrever este material, que também será dirigido por Greg.”

*[Writers Guild of America]

Indo além do que está previsto

“Eu já coloquei no papel como eu quero que a terceira temporada seja e quais personagens eu quero trazer, quais tramas, inspirações, o que eu acho, e tudo isso. Eu compartilhei isso com a equipe de escritores durante os feriados. As coisas estão começando a desenvolver e está ficando mil vezes melhor. Esta base nos leva até a quarta temporada, e eu conversei com Robert Kirkman sobre como deveria ser o último episódio da temporada. Sim, nós já estamos planejando isto enquanto vamos seguindo, estamos costurando as pontas soltas, mesmo que Robert espere que a série nunca termine, assim como os quadrinhos, e continue por mais trinta anos. Eu não sei se isso é plausível, mas eu tenho uma sensação sobre onde a série deveria terminar.

Leia mais: Como deve ser a 3ª temporada de The Walking Dead

Eu estou animado para contar toda a história. Nós sabemos a trama inteira da terceira temporada quase que passo a passo, eu tenho idéias para a quarta temporada e indo mais adiante ainda, eu tenho fortes idéias para o final da série. Mas eu também estou aberto a sugestões dos outros escritores, produtores e a contribuição da AMC. Eu tenho certeza que, eventualmente, o que irá ser gravado, filmado e levado ao ar será bem diferente do que eu penso e eu estou ansioso para trabalhar junto com todos.”

Tradução e adaptação por: Nana (Facebook / Twitter)

Fonte: BuzzFocus

Quer mais informações sobre The Walking Dead? Então curta nossa página no Facebook e participe de mais discussões com outros fãs da série no fórum de The Walking Dead.

Tenha zumbis no seu email!

Quer ler mais notícias como essa, diariamente?
Escreva seu email para receber todas as atualizações do site, direto na sua caixa de entrada.

Não se esqueça de clicar no email de confirmação!

Sobre Najara

Jornalista em meio período, fã de terror em período integral. Facebook: http://www.facebook.com/najara.bertoli Twitter: https://twitter.com/harleen_
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para discussões mais aprofundadas sobre The Walking Dead e outras séries, participe do nosso fórum.
  • alex

    e outubro que não chega? ahhhhhhhhhhhhhhh que texto foi esse? muito esclarecedor, e nos deixa mais ansiosos para a terceira temporada.

    6 episódios, e mais mortes que episódios o.O na Hq é praticamente a mesma coisa, morte atrás de morte, que os personagens nem em luto ficam!

    Ah T-dog, mesmo com poucas falas, você é um dos queridos dos fãs, sua falta será sentida quando sair nessa temporada(Sim ou com certeza?)

    Carol é outra que dessa não passa! não vejo mais utilidade pra ela. enquanto ela cuidava de Sophia tudo bem, mas e agora que a Sophia ta morta? ( escrevi isso, pois só devem ler esse texto, quem já viu a 1 e 2 temporada né, alem de ter vários Spoilers)

    Lori, como é difícil te amar! Maggie, como é fácil te amar! esses dias me apaixonei pela Maggie, sério kkkkkk

    o que nos resta e esperar ansiosamente pela 3 temporada, e pelos Web Episodes

  • Shane

    Estranho ele comentar assim sobre o final da serie. Sera que estão pensando em parar la pela 4°,5° temporada?

    • alex

      acho que não, na HQ tem material pra várias temporadas

      • WALKING

        nao sei se é verdade mais eu li em algum lugar que robert kirkman planeja pelo menos 10 temporadas

  • Vergil Skye

    Só tenho um coisa a dizer

    Muito obrigado aos produtores do site walkingdead por trazer essa imensa e incrível entrevista.
    vei a 3 temporada vai ser foda d+ mas po, esperar até outubro é fodis !!!

    • Fausto

      Os méritos vão todos para a Nana, pela excelente tradução de todo este material! :D

  • Caio

    na boa… eu prefiria o Frank Darabont, ele focava em outras coisas e fazia a série correr de uma maneira diferente, melhor até. :/

    • http://www.hotmail.com Pim Fla

      Concordo em alto e bom tom,porque o drama dos personagens era detalhado de uma forma menos forçada,pow essa da Sophia morrer nada a ver, se bem que foi a base para toda a primeira metade da série mmmaaasss…, agora só tem o Carl de criança pra fazer merda na série?, kkk…, sem contar na do Dale um personagem tão amado por geral!!!
      Frank volte por favor e MORRA LOGO DIABO DE LORI!!!

  • Henrique

    A cada dia de espera pela 3ª temporada a ansiedade aumenta. 195 dias meu deus, não vou aguentar!!!

    • Reynaldo

      Enton se mata e vai assistir Glee!

      • Camila

        Glee não chega nem aos pes de The Walking Dead! E legalzinho, mas The Walking dead e muiiitooo mais!

  • jayme

    impressao minha mas do jeito q ele fala parece q a serie nao passa da quarta temporada ou quinta temporada eu acho q a serie tem material pelo menos para uns quatro otimos anos oq vcs acham?

    • Malabi

      Brotha, sinceramente, ele não deu a entender isso não… ele ainda lembra que há várias histórias fora da prisão e que seriam muitas temporadas para contar de acordo com os quadrinhos… ele sabe que não é possível concluir TWD com 4 ou 5 temporadas!

  • http://www.twitter.com/_roseanna Rose

    Dificil esperar essa temporada nova mesmo. E ainda falta 15 dias pra eles começarem a gravar! :/ pelo menos acho que deve surgir umas fotos quando eles tiverem gravando né…

    E o Mazzara já tá pensando no fim do seriado, aaaaaaa não! Concordo com o Robert, pode durar 30 temporadas, nem ligo. Só ninguém matar o Daryl, tá tudo certo. <3

    Muito bom a explicação sobre a Lori, fiquei um pouco menos irritada com ela agora.

    Muito boa a entrevista. Valeu. :)

    • alex

      ele tava planejando o último episódio da temporada pessoal não da série

      • http://www.twitter.com/_roseanna Rose

        A última coisa da entrevista é ele falando que pensa em como a série deve terminar sim.

  • Humberto Junior

    Sobre o produtor falar como se a série fosse terminar após a 4ª Temporada, isso ocorre porque no esquema americano de se fazer séries não se pensa muito na frente. Se pensa na temporada do momento e na próxima. Isso ocorre porque se a série não alcançar os índices aceitáveis de audiência ela é simplesmente cancelada, não importa a quantidade de fãs que ela possua ou a quantidade de tramas por terminar ou mesmo sua qualidade superior. Existem inúmeros exemplos disso no extremamente competitivo mercado televisivo norte-americano. Se vacilarem nessa temporada e a audiência cair em 15 ou 20% apenas, a série vai pro espaço. Portanto é mais do que normal pensar apenas em 4ª (no máximo 5ª) temporada e não mais a frente do que isso. É uma espécie de garantia. Sem falar que no caso de algo der errado o produtor pode ser convidado a se retirar, bem ao estilo Time demite técnico quando não ganha os jogos (vide o que aconteceu com Frank Darabont, apesar da série ser um sucesso! Imagina se cai a audiência!)

    • Malabi

      Brotha… concordo!

      • http://www.hotmail.com Pim Fla

        “Tombém!”

  • Léo

    Tbm acho q é uma espécie de garantia. isso irá depender da audiência ou melhor tudo dependerá da audiência, mas como TWD está se destacando no meio televisivo escandalosamente , acredito q a série durará até a 6º ou no máximo a 7º temporada. E além da audiência, isso dependerá do HQ…pois se tiver mais historias fódasticas como a 100º edição promete, talvez a série resolva copiar essa historia e consequentemente durará até mais do q 7 temporadas ;D

    • alex

      enquanto TWD ser líder de audiência na tv a cabo americana, não vão cancelar, tenho certeza

  • Malabi

    Salve Mazzara!!! Como é bom ouvir um produtor que a série terá começo, meio e fim que não poderá durar a vida toda. Na TV não tem como fazer seriados longos demais, a queda da audiência é algo praticamente certo, e terminar um seriado com TWD sem um season finale digno, seria uma grande lástima! Todos os produtores de séries, deveriam pensar dessa forma.

    Já acompanhei algumas séries interessantes e que foram interrompidas de forma ridícula, sem um final digno e as vezes, até mesmo sem final. Heroes, The Event e minha maior perda, Jericho!

    Esse Outubro que não chega nunca!!!

  • alexandre

    Concordo com o produtor já pensar em um”gran finale” para ter nas mangas caso o série seja cancelada…já a HQ espero que realmente dure uns trinta anos kkkk até o Carl ter a idade do Dale kkkkk parabéns ao pessoal do site que nos alimenta a fome por TWD sempre com materiais fresquinhos e estimulantes ririri mal posso esperar por outubro e pelas edição numero 96,97,98,99;100…1250, 1251, 1252… hehehehe

  • http://www.jeepclubecangucu.blogspot.com Gustavo

    Que isso! Pensando no fim da série já? Não basta o intervalo gigantesco entre uma temporada e outra, e ainda largam essa bomba que já estão pensando em um possível fim da série???
    A audiência não estava ótima?

    Continuem com o ótimo trabalho que estão fazendo, acelerando o inicio das temporadas… e continuem por mais mil anos.

    • Filipe

      Daonde vcs taum tirando isso? não sabe ler? ele falou que esta pensando no ultimo episodio da TEMPORADA não da série, meu deus do céu.

    • Malabi

      É brotha, ele está somente cogitando a pensar em um final… a audiência está ótima, porém, nem mesmo séries que foram grandes sensações nos EUA conseguem manter a alta audiência por tempo demais… veja Heroes, Supernatural e atualmente até House caiu bastante… enfim, a série tem quer ser em ciclo completo… começo, meio e fim!

  • http://esbocais.com.br Digo Freitas

    Calma, gente, o seriado ainda vai viver… Mas não acredito que mais que 6 temporadas… O Chandler vai começar a crescer e vai ficar difícil explicar certas coisas.
    Mas tomara que eu esteja errado. Essa série é o que vale na TV atualmente (mas recomendo Touch também, assisti os 4 primeiros e tá bem legal).

    • Malabi

      Brotha, também tô nessa de que o seriado não passa de 6 ou 7 temporadas… o que é muito bom se conseguirem manter a qualidade até o final e com um fim decente! Salve TWD!

  • Saulo

    Que venha a terceira temporada, super ansioso *-*
    Doido para que este ano chegue logo em outubro, só por causa de TWD, espero que não enrole tanto na prisão, como ficou na fazendo, e sobre flashbacks, acho que ficaria chato fazer muitos, mais pelo ritmo que a série está indo, sendo pessimista, acredito que ainda vamos ir até a 8ª, 9ª temporada, acredito que vá até mais além, TWD é simplesmente um marco entre todas as séries até hoje feitas!

  • Zero-X

    Pra mim essa série, tem que dura no máximo até a 7-temporada, curto muito TWD, mais na real não seria legal sabe que TWD nunca acabará, tudo tem um começo,meio e fim.

  • vinicius

    muito boa

  • na dixon

    que venha a 3 temporada com muitos walks… to loca pra ver Michone matar geral e ainda o lindão do Daryl Dixon… AMO WALKING DEAD!

  • http://www.youtube.com/user/FoxxSalema Föxx

    Não importa o que falem em defesa da personagem (Lori) ela por tudo o que já fez deveria morrer como nos quadrinhos, ponto para a atriz que deu vida a ela e conseguir a fazer se tornar detestada. =P

  • http://bobeiras-egocentricas.blogspot.com Tuane

    Hoje eu vou escrever aqui! kkk
    Bom, os personagens… Complicado a Lori. Pra mim ela continua sendo a dona de casa do apocalipse e não só uma pessoa “mandona” e acharia um super desperdício não explorarem o “relacionamento” de Andréa e Rick, mesmo que para mim, ela apresente grandes diferenças da série pra HQ. Acho uma pena Maggie e Glen não poderem ser “pais adotivos” da Sofia e acho que o destino de Carol não deve mudar. Ela AINDA não está louca, mas pense como seria interessante ver ela perdendo a sanidade por não conseguir se encaixar nesse mundo novamente?
    Quanto ao final da série…
    Existe um anime chamado Fullmetal Alchemist que possui duas versões porque a primeira foi feita e terminada enquanto os mangás ainda estavam sendo publicados e por isso recebeu uma segunda versão com o final original dado pela autora. Eu compreendo o Robert sobre dizer que a série poderia existir por anos, porque pelo que parece a HQ vai sim seguir esse rumo e eu vou confessar, tenho muito medo do final que dariam. Não só por amar a série e os quadrinhos, hoje eu não consigo enxergar um final para The Walking Dead. Acho legal, pq se fosse um apocalipse você também não conseguiria imaginar um final depois de tanta merda acontecendo, sabe? E depois de 7 temporadas como seria? Eles encontrariam as comunidades, fariam comércio e criariam uma nova civilização até que achassem a cura? Estranho não? Imaginem quanto coisa legal ainda vai aparecer na HQ que seria muito bom ver na série? Seria um super pecado acabar a série na comunidade que eles encontram. Todos viveriam felizes para sempre ali? Fim? E vamos combinar… a série arrecada rios de dinheiro pra AMC e se há séries que permanecem por longos anos, porque The Walking Dead não pode se tiver a mesma qualidade de sempre?

    (Sim, eu escrevo demais KKKKK)

  • Jandson

    Eu sou fascinado por The Walking Dead, alguém tem os bonecos da série pra vender ou sabem onde eu encontro aqui em Manaus-Amazonas-Brasil

  • walter

    Vei eu amo essa serie!!!!