Resenha do jogo de ‘The Walking Dead’ – Episódio 1: A New Day

The walking dead videogame - episódio 1: a new dayA melhor parte do primeiro episódio de The Walking Dead: The Game – “A New Day” é exatamente o que irá desanimar muitas pessoas: os diálogos. Se você está procurando por um jogo de zumbis para sair atirando por todo o caminho, ou para se divertir com apenas algumas frases de efeitos e xingamentos, é melhor ignorar The Walking Dead, por completo. Essa é uma experiência profundamente pessoal e emocional, e é isso que faz o jogo ser uma parte perfeita dessa franquia.

No primeiro dos cinco episódios, você assume o papel de Lee Everett, um homem que pode ou não ser um assassino. Enquanto Lee estava sendo transportado para a prisão, o apocalipse zumbi começa e dá a ele um “passe-livre da prisão”. Pelas próximas duas horas, irá depender de você a sobrevivência de Lee e a proteção de Clementine, uma garotinha da qual Lee está cuidando.

Tudo isso está acontecendo simultaneamente aos quadrinhos. A história de Lee começa no começo do apocalipse, então Rick, o protagonista dos quadrinhos, ainda está dormindo na cama do hospital. Este é um novo e independente grupo de sobreviventes – embora você possa encontrar alguns rostos familiares em alguns momentos ‘crossover’ – então, encontrar novas pessoas e procurar descobrir como você irá sobreviver é o objetivo de A New Day. Sim, existem sequências de ação (muitas, na verdade), mas você irá passar a maior parte do seu tempo tomando decisões, e convivendo com as consequências. Veja bem, a Telltale Games construiu um novo tipo de jogo de aventura especialmente para The Walking Dead.

A Telltale já lançou outros jogos nos quais podia escolher o que dizer, como em De Volta para o Futuro, mas nestes, você podia voltar várias vezes para as partes de diálogo e explorar todas as opções. The Walking Dead acaba com essa opção. Aqui, alguém irá lhe perguntar algo e você irá ter um tempo limitado para escolher uma de quatro respostas. O que quer que você escolha, você terá de conviver com isso. Os personagens se lembram do que você disse e tomam nota de cada palavra, de seu comportamento, e tudo o mais. Enquanto isso pode simplesmente ser alguém perguntando sobre a história de Lee nesse episódio, a Telltale disse que o jeito que as pessoas o observam irá afetar drasticamente os episódios futuros. E se o seu grupo descobrir que você esteve mentindo desde o começo?

The walking dead the game 20120423114738307 000

Por enquanto, isso significa que eu tenho uma razão para jogar mais uma vez A New Day. Desde que eu terminei o jogo pela primeira vez, eu já voltei para fazer escolhas diferentes. Duas vezes neste episódio, você terá que escolher uma vida ao custo de outra, e eu tive que ver o que mudaria no jogo salvar um personagem ou outro. Com três slots salvos, você é encorajado a fazer diferentes escolhas na mesma história.

Isso é incrível, e uma coisa que já está certa é que eu vou jogar várias vezes cada episódio do jogo, mas isso também mostra o quanto eu fiquei preso com a “minha” história. The Walking Dead: The Game é baseado nos quadrinhos da aventura zumbi, mas quando eu comecei a jogar pela segunda vez, eu descobri que eu não queria tomar decisões diferentes. Eu havia construindo meu próprio Lee – um homem honesto e cuidadoso — e eu queria ver essa os desdobramentos dessa história. Jogar outra vez e agir como um babaca em uma discussão ou maltratar a Clementine, isto não seria o “meu” Lee. Em apenas duas horas, eu fiquei tão ligado a esses personagens, graças a sua dublagem de primeira e todos os profundos diálogos, que pensar em mudá-los parte o meu coração. Isso é meio denso para um jogo de aventura, mas mostra como tudo se encaixa bem aqui.

Mas tirando toda essa parte emocional, você irá esmagar os crânios de alguns zumbis em A New Day. Assim como o novo sistema de conversação, The Walking Dead usa um novo esquema de controlar a aventura. Você irá mover Lee com um controle e mover o que você está vendo na tela com o outro (usando as teclas WASD e o mouse no computador, respectivamente). Os ambientes são cheios de pontos de interação que você pode passar o cursor em cima e obter mais informações, abrir, conversar, ou ir embora. Quando um zumbi te pega de surpresa, é um momento de apertar os botões freneticamente para matá-lo com o que quer que você tenha por perto.

Como alguém que estava desapontado com Jurassic Park, eu gostei desse novo sistema. É fácil se adaptar com o jogo, e tentar mirar em um zumbi que se aproxima vagarosamente é mais difícil do que você pensa (apesar de ser mais fácil com o mouse no PC) e as mortes são macabras. De verdade, a Telltale não economizou no sangue e na violência gráfica, o que é uma coisa muito boa.

Essa é outra coisa na qual a Telltale investe – o visual. Por fazer parte do universo dos quadrinhos, The Walking Dead tem esse ar sombrio com densas linhas negras traçando os personagens e objetos vibrantes. É impressionante e bonito. Além disso, com a exceção de um corte de câmera brusco demais ou um áudio estranho, The Walking Dead roda muito bem. Não é perfeito, mas é o melhor lançamento da Telltale, com poucos lags e poucos tropeços.

Tem um momento ou outro que acontece algo bem estúpido no meio da história – como um adulto que não sabe que um rádio precisa de baterias, ou não sabendo como colocar essas baterias – e eu sei que alguns jogadores mais hardcore ficarão desapontados ao descobrir que este jogo não possui muitos puzzles. Mas essas são coisas bem dispensáveis quando você olha o jogo como um todo, o que é um extraordinário começo de uma atraente e fiel história de The Walking Dead.

The walking dead the game - menu

Quanto custa?

Como será lançado em várias plataformas, saber exatamente quanto The Walking Dead: The Game irá custar tem sido difícil. Se você for comprar para PC ou Mac, você irá conseguir os cinco episódios por $24,99. Se você comprar para PlayStation 3, você pode comprar cada episódio por $4,99 ou comprar os cinco por $19,99. Se você tem um Xbox 360, não terá como comprar a temporada inteira, então você terá de pagar 400 Microsoft Points por episódio.

Últimos comentários 

The Walking Dead: The Game teve um grande começo com A New Day. Possui um elenco de personagens bem convincentes e um bom cenário. É claro alguns jogadores mais exigentes sentirão falta dos puzzles e tem uma ou outra falha de áudio, mas como introdução para uma série de cinco episódios, este primeiro tem tudo o que os fãs poderiam querer.

Fonte: IGN
Tradução: Nana [Facebook] [Twitter]


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro é co-fundadora, editora-chefe, redatora e gerente de comunidades do Geekdama. Com formação em Comunicação Social e Cinema Digital, além de especializações em Marketing e Jornalismo Digital, Kelly supervisiona a produção de conteúdo do portal. Em 2022 foi uma das selecionadas no programa Aceleradora de Comunidades da Meta.

Últimas