Ao longo da última semana, diversos sites e perfis nas redes sociais, tanto brasileiros quanto internacionais, divulgaram que Robert Kirkman, o criador da franquia The Walking Dead, teria afirmado que a série de TV iria até a 12ª temporada. O assunto também foi notícia aqui.

É um fato animador, mas que causa certa estranheza, já que até o momento apenas a 8ª temporada de The Walking Dead foi confirmada pela AMC. Não há nenhuma notificação sobre a 9ª, 10ª, 11ª e muito menos a 12ª temporada da série.

Além disso, considerando que os anúncios de novas temporadas surgem apenas com um ano de antecedência, uma confirmação oficial da 12ª temporada de The Walking Dead viria apenas em meados de outubro de 2020! Kirkman teria vazado informações? Ele disse algo que não devia?

O que Kirkman disse, na verdade?

the-walking-dead-robert-kirkman

Para esclarecer a questão, confira a declaração de Robert Kirkman, que foi uma resposta a uma pergunta feita por um fã na sessão de cartas dos quadrinhos:

Levamos seis temporadas [na série de TV] para chegarmos nos eventos relativos à edição 100 dos quadrinhos [a estreia de Negan e a morte de Glenn].

Não vai demorar mais de seis anos para chegarmos à edição 200 [atualmente na edição 162] e isso nos levaria à temporada… DOZE. E ainda assim os quadrinhos estariam na frente da série de TV.

Basicamente o que Kirkman respondeu foi apenas uma projeção pessoal para o futuro da série, de acordo com o que foi produzido até o momento. Se a série de TV realmente continuar adaptando os quadrinhos, há material disponível para pelo menos mais seis temporadas. O que é muito diferente de afirmar que teremos uma 12ª temporada de The Walking Dead.

Sem 12ª temporada… por enquanto!

the-walking-dead-7-temporada-logo-estreia-negan

The Walking Dead segue um padrão para confirmação de temporadas. Geralmente os anúncios são feitos no início da exibição de uma nova temporada. Por exemplo, a 8ª temporada foi confirmada quando a 7ª temporada estava prestes a estrear.

Como se trata de um processo que envolve diversos contratos (atores, diretores, estúdios, locações, equipe), por maior que seja a audiência, não há como confirmar quatro temporadas de antemão. E por isso é tão importante a análise semanal da audiência dos episódios.

Conclusão: The Walking Dead é uma série que se mantém com uma audiência imensa, uma base de fãs consolidada, com muita história pela frente para ser contada e que muito provavelmente chegará até a 12ª temporada. Mas até o momento não há nenhum pronunciamento oficial sobre esta questão. E provavelmente não haverá até a estreia da 11ª temporada – que também não está confirmada!

Lembre-se sempre de analisar cuidadosamente as fontes das notícias para evitar a propagação de informações imprecisas!

"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.
  • CJ

    7B – Marcha para a guerra, todas as comunidades se aliando para enfrentar os Salvadores, e a temporada termina com Negan declarando guerra.
    8A – Guerra total, adaptando os acontecimentos da guerra e na MSF Negan sendo preso.
    8B – Um novo começo, salto temporal, introdução de Magna e seu grupo, e a expansão das comunidades, a SF termina com algum personagem falando que ouviu os zumbis falarem.
    9A – Introdução dos Sussurradores, relação entre Carl e Lydia, enforcamento de Gregory e na MSF termina com as cabeças nas estacas.
    9B – Alexandria em estado de emergência, os moradores começam a questionar o Rick, Rick é atacado e é obrigado a matar novamente, Negan é solto e vai até os Sussurradores e volta com a cabeça de Alpha.
    10A – Guerra dos Sussurradores.

    Bem, é assim que eu acho que deveria ser, e assim que eu faria, se tentarem colocar um arco original daqui pra frente provavelmente será uma grande erro, pois acontece muita coisa a partir de agora, não tem espaço para arcos fillers como o do Hospital por exemplo, acho que o máximo que poderiam fazer é dar uma alternada, principalmente no arco dos Sussurradores, pra falar a verdade acho que eles deveriam ser meio secundários até certo momento onde pouco antes da guerra eles se tornariam principais, o arco deles foi muito bom, porém na série de TV irá soar repetitivo vir um vilão logo em seguida do outro, tipo, um vilão tão perigoso quanto foi Negan, ficaria meio Dragon Ball, um vilão foda sai, ai aparece outro pior, acho que poderiam colocar as relações dos personagens em primeiro lugar, focar um pouco mais na liderança de Maggie em Hilltop, no Reino que apareceu pouco nas HQs, no Carl que estará mais velho, focar totalmente em um novo vilão não seria a minha escolha, mas vamos ver, 10 temporadas eu ja acho muito, 12 é o limite máximo, se tiver mais que isso ja vira Supernatural 2.0.

    • Joao Pedro (Iludido)

      Gente, adorei!

    • Box TV

      Tenho quase certeza que a guerra vai ser a oitava temporada inteira e o Novo Começo na nona. Infelizmente vai ter muita enrolação mas é o jeito, o salto temporal é a maior mudança da história de TwD, os personagens mudam, Alexandria e as outras comunidades também… É bem mais difícil fazer isso de uma parte da temporada para a outra.
      Não acho que faça sentido deixar os sussurardores de secundários, o que eles poderiam fazer é focar nisso numa primeira parte da temporada e só, por exemplo, na mid season ser revelado a “identidade” dos sussurradores, como na edição 132.

      • CJ

        Duvido muito, deve custar bastante dinheiro fazer uma temporada inteira de guerra, mesmo que não seja tiroteio o tempo todo, acho que oito episódios é o suficiente, os produtores não iriam fazer isso, cansariam ainda mais o publico, acho que uma temporada inteira de guerra colaria apenas se fosse uma temporada de dez episódios, podem muito bem dar o salto temporal entre o episódio oito e nove, não tem problema nenhum nisso, podem usar o fato de que Alexandria se desenvolve muito e tals como um problema, mas não podemos esquecer que em certo ponto Alexandria é destruída e sai de cena, na série podem fazer a mesma coisa, nesse tempo sem mostrar Alexandria a produção pode construir coisas no lugar e expandir os muros (lembro que na época da quinta temporada eles levantaram os muros e construíram algumas casas em aproximadamente um mes), não vejo porque fazer a oitava temporada inteira de guerra, isso sim seria uma baita enrolação, nem um filme de guerra dura tanto, quem dirá uma série, os produtores podem enrolar mas não é pra tanto…
        As outras comunidades é mais fácil pois não aparecem tanto quanto Alexandria.

        • Box TV

          Na serie podem aparecer mais. Bem, se em uma temporada de 13 episódios eles adaptaram 6 edições, é possível 12 edições em 16 episódios. Fora que agora temos Oceanside e o tal novo grupo… Veremos, mas eu continuo achando que a guerra será a oitava inteira e faz sentido o novo começo em uma temporada nova, até a aparência dos personagens mudam, tudo muda e nas gravações eles só tomam uma semana a mais de intervalo entre uma parte da temporada para a outra.

          • CJ

            Acho que a questão de aparencia dos personagens não é tão dificil, pra mim o mais dificil seria modificar o set de Alexandria, isso é a unica coisa que eu acho que complica o salto temporal ser na MSF

      • CJ

        Sobre os Sussurradores eu acho que pode não dar tão certo na série, tem que ter alguma outra coisa andando junto, sei la, essa Stephannie que anda falando com o Eugene por exemplo, focar totalmente na ameaça dos Sussurradores é a mesma coisa de agora com Negan e a mesma coisa que foi com o Governador mesmo que ambos sejam diferentes o principal é o mesmo, uma grande ameaça que atrapalha a vida dos sobreviventes, na minha opinião deve ter alguma outra coisa acontecendo junto com isso, com certeza o publico ficará cansado dessa coisa de vilão aparecendo logo depois que um outro sai…

        • Júlio Ary

          Na minha opinião, eles deveriam fazer o arco da Guerra Total na 8 temporada toda. Mas para que não haja muito enrolação, eles deveriam diminuir o número de episódios da oitava para 10 ou 13 no máximo. Se eles souberem aproveitar os quadrinhos e criar novos roteiros sem que fiquem muito cansativos daria super de boa para uma temporada inteira da Guerra( que é um dos arcos mais esperados da série.)
          Sobre o arco seguinte, eles deveriam fazer o pulo temporal da oitava para a nona. Ficaria muito melhor, assim eles poderiam preparar o campo para a chegada dos Sussurradores na primeira metade da nona e na segunda já introduzir os primeiros conflitos com as comunidades. A temporada se encerraria com a morte da Rosita, do Ezekiel e dos outros sobreviventes na estaca. Já na primeira parte da décima, eles usariam os dois arcos anteriores a Guerra dos Sussurradores e na segunda parte apresentarem a guerra e o que vinher depois dela.

        • Simone Siqueira Magg

          Concordo totalmente, entra um vilão, morre, aparece outro, e assim segue. Não li os quadrinhos, mas espero que não apareça mais nenhum vilão depois do Negan, por DEUS!

      • Dead Stark

        16 episódios é muita coisa, da pra abordar a guerra total de boa em 8 episódios tudo redondinho(caso eles sigam os quadrinhos) agora se for uma temporada inteira vai ter enrolação pra caralho.

        • Box TV

          É sempre a mesma história “dá pra já começar de boa a guerra total na sétima temporada tudo redondinho, agora se for deixar para a próxima temporada vai ter enrolação pra caralho”.
          Na minha opinião um novo começo precisa ser uma temporada nova, é a maior mudança na história de TwD.

          • Dead Stark

            O certo seria isso mesmo, o problema da série é a grande quantidade de episódios(na minha opinião), se fosse uns 10 episódios por temporada não teria esse problema de enrolação e episódios filer que não acrescentam em nada.

          • CJ

            Eu mesmo nunca esperei ver a guerra começar ja na sétima temporada, ficaria corrido demais…

    • O Governador

      Penso praticamente igual. Mas acredito que a oitava temporada inteira será Guerra Total. Um Novo Começo na primeira parte da nona junto com a introdução dos Sussurradores (zumbis falantes na mid-season), com as cabeças nas estacas na season finale. A guerra na décima.

      Espero que eles trabalhem bem esse mistério de “zumbis falando” na série. É bem interessante para brincar com o publico e tal.

      • Leandro Almeida

        Se quiserem realmente prolongar a série, é sinal de que veremos algo ANIMADOR futuramente !!! Provavelmente, os arcos All Out War e Whisperers War durarão UMA temporada e MEIA cada, á incluindo aqueles períodos “pós guerra”, totalizando 3 temporadas praticamente. E isso, se for concretizado,será EXCELENTE, pois são arcos muito interessantes e grandiosos !!! Fora que poderemos ver arcos EXCLUSIVOS da série !!! A longevidade é muito grande e a grana que a AMC poderá faturar, é imensurável !!!!

    • Ótimas previsões, CJ. Acho que renderia uma matéria para discussão a parte. Você se importaria se eu usasse esse seu texto como base? Colocaria seus créditos, claro.

      • CJ

        Opa Fausto, fica a vontade. (y)

    • Amanda Santos

      Sensacional! Concordo!

    • Dead Stark

      Perfeito, concordo principalmente com essa parte de deixar os sussurradores de lado e focar mais nos conflitos internos, isso deixaria a série menos repetitiva, sem esse negocio de sai um vilão e entra outro pior.

  • Black Shiva

    É tecnicamente impossível estipular uma data definida para o fim de TWD. Isso vai depender de cada ano que se passa, audiência, a série ficar inovadora ou saturada… Gibis/Revistas podem ser lançadas e sempre estarão nas prateleiras. Mas uma série envolver um “peixe maior” desde o diretor(es) gerais até a moça da faxina. Centenas (q dirá milhares) envolvidas nisso.e Claro: dinheiro, dinheiro, dinheiro…. O melhor a fazer é como foi feito até agora: um passo de cada vez, um ano de cada vez. Isso serve de termômetro de como será o ano seguinte da série.

  • Fernando Dias

    O que vai determinar se a série vai continuar até a 12ª temporada ou mais, é a grana!

  • O Governador

    Nós só teremos uma noção de final quando Rick morrer na HQ, se ele vier a morrer. Pois esse é um possível final da série. O mais provável. Os quadrinhos podem perfeitamente continuar com Carl como protagonista, mas a TV não. Não acho que a audiência teria saco para isso.

    • Simone Siqueira Magg

      Oi Governador, espero que o Rick não morra, esse carisma o faz ser um protagonista insubstituível, nesse caso o (Andrew Lincoln)……

  • Pedro Souza

    Acho que não deveria ter tudo isso de temporadas, com o tempo ficará sem conteúdo.

  • Dead Man

    Minha felicidade acabou… É, vou apenas me contentar lendo do q assistindo!

  • Simone Siqueira Magg

    Para mim seria um espetáculo caso a série tivesse 12ª tempodara……..máximo, vou torcer para isso, pois criatividade se tem! Acho maravilhoso o desenrolar da série e a perfeição nas filmagens, não pensei que fosse me apaixonar tanto, eu e minha mãe de 82 anos, nós duas adoramos e sempre assistimos juntas! só estou na espectativa da chegada da segunda parte da 7ª temporada, e depois ficarei aflita até o final do ano, com a chegada da 8ª temporada. Mas no momento, estou curiosa em saber, como será o fim de Negan………