A grande pergunta da semana para os fãs de The Walking Dead é: será que Glenn morreu mesmo? O personagem supostamente encontrou o seu fim no 3º episódio da 6ª temporada, ao ser cercado por uma horda de zumbis. Após o suicídio de Nicholas, ambos caíram juntos no meio dos mortos, onde Glenn aparentemente foi devorado.

Mas há muitas pontas soltas que poderiam indicar que ele teria se safado do ataque. Detalhes dentro do episódio e fora dele, em declarações dos produtores e informações vazadas das gravações. Confira os principais pontos que sustentam a ideia de que Glenn não morreu:

Tripas no peito?

the-walking-dead-6-temporada-possivel-morte-glenn

Nicholas talvez tenha salvado Glenn, apesar de certamente não ter sido sua intenção. Ele realmente surtou e, ao se matar, arrastou ambos para a horda. Mas naquele momento, Nicholas caiu em cima de Glenn.

O que vimos foi o que seria Glenn sendo rasgado pelos zumbis. Mas pelo ângulo, pareceu que as tripas foram arrancadas de seu peito, o que não é uma representação anatômica adequada. Além disso, não houveram mordidas no rosto, só vimos a parte inferior do corpo. Poderia ser Nicholas sendo devorado, deixando Glenn ileso.

Rick contra os Lobos

The-Walking-Dead-6-Temporada-S06E03-Rick-Grimes-vs-Lobos

Após a suposta morte de Glenn, a série mostra Rick enfrentando os Lobos que Morgan havia deixado fugir de Alexandria. Durante o confronto, Rick atira repetidamente contra a parede do trailer. O som poderia ter distraído os zumbis e diminuído a quantidade deles em volta de Glenn, oferecendo uma chance de fuga.

Poderia ser a oportunidade que Glenn precisava. Ele é um cara furtivo, que já se safou de diversas situações de risco. Desde os primeiros episódios, percebemos que ele consegue fugir melhor quando está trabalhando sozinho.

Sem testemunhas

the-walking-dead-3-temporada-maggie-greene-glenn-rhee

Seria improvável que Maggie aceitasse tranquilamente o desaparecimento sem pistas do seu marido. Na 4ª temporada, após a separação do grupo com o ataque do Governador, Maggie se dedicou totalmente a encontrá-lo, chegando ao ponto de arriscar a segurança de Sasha e Bob.

Sem testemunhas da morte do Glenn, o grupo não teria certeza de seu destino e provavelmente investigaria o que aconteceu, o que poderia atrasar o ritmo da história. E não precisamos de outra Sophia.

Além disso, seria atípico em The Walking Dead eliminar um personagem da relevância de Glenn sem lhe dar a oportunidade de se despedir de Maggie, considerando toda a trajetória do casal.

Talking Dead

talking-dead-in-memoriam

O Talking Dead é o talk-show oficial de The Walking Dead, que vai ao ar sempre após a exibição de um novo episódio. Sempre que há mortes, o programa exibe um memorial em homenagem aos personagens falecidos, além de geralmente convidar os atores que os interpretavam para uma despedida.

Contudo, Steven Yeun não participou do programa e Glenn não estava entre os homenageados, assim como a Judith também não estava quando achamos que estivesse morta após a queda da prisão, na 4ª temporada.

talking-dead-glenn-nao-morreu

E não apenas Glenn não teve um memorial, como o programa ainda fez uma brincadeira, publicando repetidas vezes a frase “Please don’t let this be true” (Por favor, não deixe que isso seja verdade).

Além disso, o apresentador do Talking Dead fez questão de se referir ao fato como “o destino de Glenn”, sem dizer exatamente a palavra morte, ou mesmo mostrando detalhes das gravações, como foi com o caso da morte de Noah.

A declaração do Showrunner

scott-gimple-5-temporada

Scott M. Gimple é o showrunner de The Walking Dead desde a 4ª temporada. Fã assumido dos quadrinhos, Gimple enviou uma nota comentando o destino incerto de Glenn, que foi lida pelo apresentador, Chris Hardwick:

Caros fãs de The Walking Dead, esta é uma história difícil de ser contada, e quando planejamos mostrá-la, sabíamos que nossos amigos no Talking Dead falariam sobre isso. E estando ciente de que vocês estariam comentando e lamentando, eu sabia que deveria dizer alguma coisa sobre isso, para que nosso silêncio não signifique algo que não queiramos. Portanto, eu direi isso:

De alguma forma nós veremos Glenn. Alguma versão do Glenn, ou partes do Glenn de novo. Seja em flashback ou na história atual, para ajudar a complementar a história.

Set de filmagens

The-Walking-Dead-6-Temporada-Filmagens-Paul-Monroe-Jesus-ET-Online-1

De acordo com colaboradores do The Spoiling Dead Fans e do fórum Spoil The Dead, que acompanham de perto as gravações da série em busca de spoilers, Steven Yeun teria sido visto diversas vezes após as filmagens do terceiro episódio.

O ator foi fotografado ou apareceu nas ordens do dia (cronograma diário de gravações que contém, entre outras informações, a lista de atores que devem comparecer ao set) nos episódios 7, 9 e 11. Alguns informantes alegam também tê-lo visto nos bastidores dos episódios 5, 8, 10, 12 e 14, porém não há evidência fotográfica ou documental dessas aparições.

Yeun foi visto pela última vez no set gravando nos arredores de um prédio no dia 23 de outubro, em uma cena que contou com a participação de Andrew Lincoln, Lauren Cohan, Melissa McBride, Sonequa Martin-Green e Norman Reedus, entre outros atores. Antes disso, ele também foi visto em uma cena gravada em Griffin no dia 20 de outubro, uma das principais locações externas da série.

Glenn aparece interagindo com personagens que ainda não foram apresentados na série, o que descarta a possibilidade de flashbacks aventada por Scott Gimple, quando disse que a participação de Glenn ainda não tinha terminado.

Redenção de Nicholas

The-Walking-Dead-6-Temporada-S06E03-Nicholas-Suicidio

Nicholas foi apresentado como um vilão, que abandonou pessoas e tentou matar o Glenn. Mas ao invés de condená-lo,  Glenn acabou  ganhando o respeito e se tornando um grande mentor para o personagem. Seria interessante que ele acabasse morrendo para “dar o lugar”, ainda que tenha sido sem querer.

Diferente dos quadrinhos?

the-walking-dead-glenn-negan-lucille

Nas HQ’s Glenn não morre dessa forma. É certo que a série é não exatamente igual, mas Scott Gimple é um grande fã dos quadrinhos. Se fosse para o Glenn morrer, por que não pelas mãos do Negan? Ser comido vivo não parece uma morte digna para  o personagem.

Além de tudo, não é a primeira vez em que a série nos faz acreditar na morte de um personagem. Vide quando Carl e Rick encontraram a cadeirinha da Judith ensanguentada.

É claro que a possibilidade de ter sido real é grande, mas essa manobra de falsa perda, além de causar um enorme efeito emocional no público, também faz com que o personagem ganhe mais valor, o que não seria nada mal para o Glenn, que tem sido deixado no plano de fundo faz algum tempo.

Enid, a salvadora?

the-walking-dead-6-temporada-trailer-03-enid

Certo, há vários pontos que poderiam indicar que Glenn sobreviveu à queda. Mas como ele poderia ter escapado daquele cerco de zumbis?

Uma das teorias mais comentadas pelos fãs é que Enid o salvaria e a garota acabaria se tornando o equivalente da Sophia nos quadrinhos, ou seja, uma filha adotiva para Glenn e Maggie.

Katelyn Nacon, atriz que interpreta Enid, foi vista nos bastidores do episódio 7, justamente quando Steven Yeun volta a fazer aparições confirmadas nas gravações.

Qual a sua opinião?

O que você acha? Glenn está vivo? Vote e deixe a sua opinião nos comentários.

Antes de você ser, eu sou.
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.