Após uma polêmica acerca de uma camiseta oficial da série, que foi retirada do catálogo de uma rede de lojas britânica após acusação de ser racialmente ofensiva, The Walking Dead voltou a se envolver em uma controvérsia sobre racismo.

Em homenagem a alguns dos indicados ao Oscar 2017, o Twitter oficial de The Walking Dead da Skybound fez uma série de montagens com personagens da série em referência a filmes como La La Land, Mad Max e A Chegada.

No entanto, a paródia com Moonlight: Sob a Luz do Luar, vencedor  na categoria de Melhor Filme, não foi bem recebida.

Enquanto o pôster original representava o rosto de um personagem negro homossexual em três fases de sua vida, a paródia de The Walking Dead mostrava o rosto de Carl em temporadas diferentes. Além disso, o título do filme foi substituído por Eyesight, em referência à perda do olho do personagem de Chandler Riggs na sexta temporada.

A montagem causou indignação de diversos usuários do Twitter, os quais consideraram o uso do pôster de um filme que lida com assuntos sensíveis para minorias como uma piada algo ofensivo e de mal gosto.

O site Fusion acusou a Skybound de “usar um comovente filme negro para uma piada ruim de Twitter e embranquecer o ator original no processo”, enquanto o IndieWire afirmou que o caso seria uma instância de apropriação cultural.

O problema com o poster de ‘Walking Dead’ é que ‘Moonlight’ é um filme profundamente importante para a cultura negra sobre a cultura negra. Tomar esta história, os próprios símbolos que se referem à cor da pele negra (o filme é baseado na peça de Alvin McCraney ‘In Moonlight Black Boys Look Blue’ – À Luz da Luz Garotos Negros Parecem Azuis, em tradução livre – e substituir um personagem negro por um branco pode ser considerado outro caso de embranquecimento e apropriação cultural.

No entanto, nos próprios comentários do artigo postado no IndieWire, algumas pessoas consideraram as colocações absurdas:

“Este tipo de absurdo é o motivo pelo qual o mundo está assim agora – uma fossa de politicamente correto, falsos traumas emocionais, e indignação.”

“Que diabos está errado com as pessoas? É tão fácil ofendê-las.”

“Sou negro e estou cansado dessa bosta; fazer uma homenagem ao pôster de um filme com pessoas negras não é racismo.”

A Skybound acabou deletando o tweet com o pôster, porém não se pronunciou a respeito das acusações.

Você acha que essas acusações são infundadas ou a paródia com Moonlight é realmente ofensiva?

Deixe sua opinião nos comentários!

For what do we live, but to make sport for our neighbors, and laugh at them in our turn?
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.