Jeffrey Dean Morgan, o Negan em The Walking Dead, responde às acusações de racismo em camiseta da série

Jeffrey Dean Morgan, o ator que interpreta Negan em The Walking Dead, demonstrou estar chocado e atordoado com a recente polêmica envolvendo uma camiseta com estampa da série e acusações de racismo.

A situação aconteceu em uma rede varejista britânica que se viu obrigada a suspender as vendas de uma camiseta de suas lojas após ter recebido a acusação de um cliente de que o produto era “racista” e “ofensivo”.

The walking dead camiseta eeny meeny miny moe primark

Eeny Meeny Miny Moe é uma antiga cantiga infantil, similar ao Uni-Duni-Tê. Na versão original em inglês os primeiros versos são “Eeny Meeny Miny Moe. Catch a nigger by the toe” (algo como “Uni-Duni-Tê. Agarre um crioulo pelo dedão”, em tradução livre).

A palavra nigger é considerada um termo ofensivo para se referir a negros na língua inglesa, motivo pelo qual, atualmente, costuma ser substituída por outras palavras.

Em The Walking Dead, ao escolher um personagem para ser morto à golpes do tal bastão de beisebol envolto em arame farpado, apelidado de “Lucille”, Negan entoa uma versão de Eeny Meeny Miny Moe usando tiger (tigre) no lugar de nigger, que é a adaptação mais comum da rima hoje em dia.

Ao ficar sabendo dessa história, Jeffrey teve uma reação digna do Negan em seu Twitter:

Caraca, as pessoas são estúpidas.

Ian Lucraft, o cliente que fez a acusação de racismo, comentou suas motivações:

Ficamos chocados ao nos deparar com uma nova camiseta com imagem e texto explicitamente racistas. Era fantasticamente ofensivo e só consigo presumir que ninguém no processo de confecção sabia o que estavam fazendo ou estavam cientes de sua mensagem subliminar.

A estampa tem um grande taco de beisebol americano envolto por arame farpado e coberto de sangue. Essa imagem remete diretamente à prática de agredir pessoas negras nos Estados Unidos. É uma ameaça direta de ataque por racismo e, se eu fosse negro e me deparasse com alguém usando essa camiseta, saberia do que se trata.

Até o momento a AMC não se manifestou sobre as acusações.

Polêmicas recorrentes

The walking dead s06e05 foto oficial 08 tara denise

Não é a primeira vez em que The Walking Dead se envolve em polêmicas parecidas.

A série já foi diversas vezes acusada de racismo devido a uma teoria de que, sempre que um novo personagem negro surge na série, outro personagem negro morre. Isso gerou especulações de que haveria uma espécie de cota racial específica para negros, o que foi repetidamente negado pelos produtores.

Além disso, a série também já foi acusada de homofobia após a morte de Denise, uma personagem lésbica.

Você acha que essas acusações são infundadas ou a camisa com a Lucille é realmente ofensiva?

Fonte Geekdama


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fausto Gabiou
Fausto Gabiou
Escrevi no Geekdama sobre The Walking Dead e outras coisas por mais de dez anos. Atualmente minhas publicações são feitas em meu perfil oficial, Fábio Augusto. "We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"

Últimas