The Walking Dead 5ª Temporada: Rick deve matar Pete?

O 14º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead terminou com Carol alertando Rick sobre a postura agressiva de Pete e concluindo que não havia outra alternativa além de dar um jeito definitivo na situação. Ou seja, eles deveriam matar o marido de Jessie.

E pelo visto Rick levou a recomendação a sério. Os eventos do 15º episódio mostraram o xerife disposto a convencer Deanna da necessidade de dar um fim imediato no habitante problemático. E mesmo com a recusa da líder, Rick acabou se envolvendo na situação, que se tornou pessoal.

Surtos a parte, o ponto é que Pete realmente está causando problemas. Apesar de não termos visto explicitamente ele maltratando sua família, os comportamentos de Sam e Jessie denunciam a violência doméstica.

Deanna tem razão em fazer vista grossa?

The walking dead 5 temporada s05e15 rick deanna

Até o momento Deanna pareceu ser uma boa líder, apesar de alheia à real situação atual do mundo. Contudo, ao lidar com Pete ela hesita, pois ele tem uma função essencial para Alexandria.

Mas poderia ser diferente? Observando o contexto geral, ela poderia se dar ao luxo de perder um cirurgião? E por outro lado, alguém que tenha noção de sua importância e de que estão fazendo vista grossa, não se sentiria estimulado a continuar ultrapassando os limites?

Como líder de uma comunidade tentando sobreviver após o apocalipse mundial, com poucos recursos e mão-de-obra qualificada praticamente inexistente, Alexandria poderia se dar ao luxo de perder um médico? Poderia significar a morte de muitos. Por outro lado, não é cruel demais deixá-lo abusando de uma mulher e uma criança?

Carol não é uma boa conselheira neste caso

The walking dead 5 temporada s05e15 carol sam

Do outro lado temos Rick disposto a dar um fim nisso e Carol aconselhando-o a tomar medidas extremas. Contudo, o passado de Carol faz com que ela não seja a melhor pessoa a opinar.

Por mais que ela tente se manter neutra, a situação que Jessie enfrenta é a mesma que ela enfrentou com seu marido Ed. Carol pode negar, mas provavelmente sente empatia por Sam e sua mãe. Suas soluções são extremas e imparciais, assim com as de Rick.

As janelas não podem ser partidas

The walking dead 5 temporada s05e15 rick vs pete

Nem todas as ações de Rick foram questionáveis. Durante a conversa com Jessie no episódio 14, ele menciona a teoria das janelas partidas. Uma sociedade precisa manter suas janelas intactas, para que todos entendam seus limites.

Ignorar uma janela partida, ou seja, uma infração, um vandalismo ou um abuso familiar, deixa brecha para outras janelas serem danificadas, para a degradação de uma sociedade.

Nem morte nem exílio

The walking 5 temporda s05e15 andrew lincoln

Tudo bem, não podemos deixar janelas se partirem. Mas a punição tem que ser proporcional ao delito. Violência doméstica certamente não é algo leve, mas pena capital não parece ser razoável. Há outras formas de se lidar com esse tipo de gente – formas mais civilizadas.

Se Rick partir para a selvageria sempre que houver um perfil problemático, que tipo de mundo ele estará criando para seus filhos?

Como você lidaria com Pete?


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fausto Gabiou
Fausto Gabiou
Escrevi no Geekdama sobre The Walking Dead e outras coisas por mais de dez anos. Atualmente minhas publicações são feitas em meu perfil oficial, Fábio Augusto. "We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"

Últimas