ATENÇÃO: Esse texto contém SPOILERS sobre o quinto e último episódio da segunda temporada de The Walking Dead: The Game.

Vale lembrar que os fatos descritos abaixo correspondem a minha experiência com o jogo, baseados em minhas escolhas durante o gameplay, cada um pode vivenciar acontecimentos diferentes. A temporada até agora foi árdua, cheia de complicações e decisões difíceis para qualquer adulto, imaginem para uma menina como Clementine. Sua evolução como personagem está em um ponto interessante, mas existem muitos momentos nessa season finale onde percebemos que Clem ainda é apenas uma garotinha, não no sentido pejorativo, ela faz o que tem que ser feito para sobreviver, mas no fundo continua sendo uma menina de 11 anos de idade.

O game da Telltale é sem dúvida nenhuma uma das melhores experiências que o mundo dos games poderia nos proporcionar, é um envolvimento único com aquele universo, coisa que a maioria dos jogos atuais é incapaz de fazer. Sem mais delongas, eis o que de melhor, e pior, aconteceu nessa esperadíssima season finale.

É importante dizer que algumas conversas, transições de cenários e coisas que considerei descartável resolvi não incluir nesse texto.

No Going Back

The-walking-dead-the-game-s02e05-01

O episódio começa em meio ao tiroteio iniciado no final do quarto episódio. Para quem não recorda o que aconteceu, Becca acaba não aguentando a longa jornada após ter seu bebê, perde muito sangue e acaba morrendo sentada, escorada em uma grande pedra enquanto o grupo de Clem faz uma pausa para descansar, mas ninguém percebe sua morte.

Nesse momento de vulnerabilidade, são surpreendidos por um grupo de russos, amigos daquele jovem, Arvo, o qual optei por roubar no quarto episódio. Todos sacam suas armas, o ambiente é nervoso. Ao ver Becca se transformando em meio a esse conflito, opto por atirar nela, até porque ela estava com o bebê em seus braços e sabemos o que iria acontecer.

Esse tiro assusta os russos e é assim que o tiroteio começa. Clem cai no chão atordoada em meio aos tiros. Um dos tiros mata a irmã de Arvo, Natasha, podemos vê-lo ajoelhado em frente a ela. Também vemos Mike se esquivando das balas, assim como Kenny e Luke, que estão se protegendo e também atirando.

O bebê de Becca está no chão chorando, podemos ir em sua direção e resgata-lo ou se esconder onde Luke está. Se não ajudarmos o bebê, Luke o fará, porém levará um tiro na perna quando voltar para trás do muro. De qualquer forma Luke será atingido nessa parte. Após muitos tiros, sobram apenas um atirador russo e Arvo.

Kenny então pega o jovem russo como refém para que o último atirador se renda. Nesse momento a irmã de Arvo, transformada, vem em minha direção, optei por atirar nela, o que faz Arvo se desvencilhar de Kenny, o deixando vulnerável. Kenny cai no chão e quando está para ser atingido, Jane, que voltou após ouvir os tiros e imaginar o pior, volta e o salva. Com todos os russos mortos, menos Arvo, Kenny entende que a melhor opção é matar o rapaz pois ele representaria perigo. Arvo prontamente diz que está alocado em um local onde há suprimentos. Todos, exceto Kenny, apoiam a ideia de ir até esse local. Contrariado, Kenny aceita. No caminho, Jane se retrata dizendo que não deveria ter abandonado o grupo e que entende o fato de Clem estar chateada com ela.

Jane promete nunca mais abandonar Clem. Ela também comenta sobre Kenny, que ele estaria em um lugar escuro e sombrio dentro de sua mente, e que só Clem poderia traze-lo de volta. Luke precisa parar por um instante, por causa de sua perna.

Kenny é bastante rude com Arvo, ele está no limite, Mike e Bonnie acham que o garoto não deveria ser tratado assim. Luke desabafa com Clem sobre o que vem acontecendo, sobre as mortes e sobre o que poderia ter feito a mais para impedi-las. Bonnie pede a Clem para ir até Kenny e limpar a ferida de seu olho. Kenny batiza o bebê como Alvin Jr, em homenagem a Alvin e Becca.

Feliz Aniversário

Após isso, o grupo segue viagem rumo a casa de Arvo. Ao chegar em uma espécie de estação elétrica, Kenny fica muito nervoso com Arvo, pois pensa que ele está enganando a todos. O grupo decide passar a noite naquele local.
Eles fazem uma fogueira para se aquecer e depois de muito tempo, têm um pequeno descanso. Luke menciona que é seu aniversário e um momento raro de alegria, nostalgia e descontração surge. Nesse momento, eles começam a falar de Jane, que está perto da cerca. Luke fala sobre os dois e sobre o que aconteceu.

Todos fazem algumas insinuações sexuais e Bonnie corta o papo lembrando que há uma criança presente. Clem diz que sabe do que eles estão falando e fala algo como: “Você estão falando sobre se beijar”, o que mostra a inocência preservada da nossa heroína. Outra coisa engraçada é que Mike fala do sucesso de Luke com as mulheres e Bonnie meio que se entrega dizendo: “Seus encantos funcionaram comigo”. Depois ela culpa a bebida pelo comentário, eles estavam bebendo Rum em comemoração ao aniversário de 27 anos de Luke.

Bonnie sugere a Clem que leve a bebida até Jane e a convide para se juntar ao grupo. Jane começa a falar de alguns casos do passado, histórias sobre bebedeiras e sobre como ela não era exatamente um exemplo de garota. Ela resolve se juntar ao resto do grupo em frente ao fogo, enquanto eu sigo para falar com Kenny, que está guardando o local juntamente com Alvin Jr.

Kenny também desabafa, pede desculpas por ter sido tão duro em relação ao que Clem fez com Sarita, quando tentamos ajuda-la, fala de como sente falta de Duck, seu filho, e de como se arrependia por não ter dado tanta atenção a sua família. Dependendo de como falamos com Kenny, posteriormente ele bate em Arvo (ou não), porque o garoto russo grita quando Mike lhe oferece Rum.

O dia seguinte

The-walking-dead-the-game-s02e05-02

Pela manhã eles seguem a rota. Kenny é atacado por um walker que quase o morde, Clem atira e o salva. Ao chegar na cabana de Arvo, há um lago congelado que é o caminho mais viável para chegar ao local. Eles decidem atravessar com cautela, distribuindo o peso e não caminhando muito perto um do outro. Nesse momento o grupo percebe alguns walkers indo em sua direção. Ao andar sobre o lago, o gelo cede e dois walkers caem na água, nesse momento Arvo corre tentando escapar, Kenny o alcança.

Ainda sobre o gelo restam Clem, Jane, Bonnie e Luke. Luke fica para trás por causa de sua perna ferida e o gelo começa a ceder onde ele está. Os walkers começa a se aproximar perigosamente, então Bonnie se aproxima para ajuda-lo mas Luke fala que se ela se aproximar o gelo vai ceder por causa de seu peso.

Podemos optar por atirar nos zumbis para que Luke tente sair de lá, ou ir ao encontro dele, como Bonnie sugere. Ambas as opções Luke e Clem irão cair no gelo e Luke irá morrer, afogado ou puxado para o fundo do lago por um walker, ou seja, afogado também. Só que se você não ir ao encontro de Luke como Bonnie quer, ela irá nos culpar pela morte dele. Jane resgata Clem do lago e a leva para dentro da casa de Arvo.

Kenny descontrolado

The-walking-dead-the-game-s02e05-03

Kenny se descontrola pela morte de Luke, culpa Arvo e acaba batendo nele. Mike tira Kenny de cima dele e defende o rapaz, todos repreendem as ações de Kenny. Jane faz uma fogueira para esquentar Clem, já que a água estava absurdamente fria. É visível a indignação de Mike em relação as ações de Kenny. Jane fala com Clem sobre Luke, podemos ser compreensivos ou simplesmente não dar muita atenção a ela.

Kenny menciona que precisa de ajuda com uma caminhonete, que talvez possa conserta-la para que todos possam sair de lá. Ao sair, Clem e Kenny conversam sobre para onde poderiam ir e sobre as ações exageradas de Kenny. Ele diz que não acontecerá novamente. Depois de tentar duas vezes ligar o carro, o processo não funciona e Kenny diz para Clem entrar e ficar com o bebê pois ele não confia em Jane. Jane também não confia em Kenny, o sentimento é mútuo.

Antes de entrar, vemos Bonnie sentada fumando um cigarro. Caso tenhamos feito o que ela pediu em relação a Luke, ela nos trata bem, até oferece um cigarro a Clem, caso contrário, ela diz que não quer mais falar com Clem, culpando-a por não ter feito mais por Luke. Ao entrar falamos novamente com Jane, que fala de Kenny e comenta sobre o que ele pode ter se tornado, um novo Carver.

Lee

The-walking-dead-the-game-s02e05-04

Kenny consegue consertar a caminhonete, mas isso desencadeia mais discussão, agora para saber onde o grupo irá, voltará, seguirá adiante, etc. Não preciso dizer que há muita, mas muita discussão e para variar, todos contra Kenny. O grupo entra dentro da cabana após a discussão que não levou a lugar algum, e Clem entra dentro da caminhonete para falar com Kenny, depois de conversarem sobre qual é a melhor opção, eles voltam para dentro e vão dormir.

Durante a noite, Clem ouve um barulho na parte de fora da cabana e resolve verificar. Quando sai, vê Mike, Arvo e Bonnie silenciosamente juntando as coisas e colocando-as na caminhonete, eles estavam indo embora e iam deixar Clem, Jane e Kenny. Clem aponta a arma para eles e Argo aponta sua espingarda para Clem. Independentemente do que você faça ou argumente, Argo atira, acidentalmente (ou não) em Clem e ela apaga.

Na próxima cena estamos dentro de uma espécie de flashback, onde Lee e Clem conversam após Lilly ter sido abandonada pelo grupo pelo fato de ter matado Carley. Nessa passagem Lee diz algumas coisas que refletiram em uma das minhas decisões finais. Ele diz que as pessoas nem sempre executam ações que fazem sentido e que as vezes temos que fazer certas coisas pelas pessoas que nos importamos, mesmo que sejam coisas ruins.

O que fazer com Kenny?

The-walking-dead-the-game-s02e05-05

Quando voltamos a realidade, estamos na caminhonete em movimento, com Jane e Kenny. Para variar, eles estão discutindo e quase partem para a agressão física. Eles só param quando quase batem em alguns carros enfileirados na estrada. Kenny diz que pode ter combustível naqueles carros e que ele irá averiguar. De repente alguns walkers se aproximam, Jane fala para Clem acelerar, eles escapam mas acabam batendo em um walker que quebra a janela da caminhonete e os faz bater.

Jane sai correndo com o bebê e Clem a perde de vista em meio a aquela nevoa toda. Clem anda por um tempo em meio a aquela penumbra e encontra uma cabana. Kenny estava lá e logo percebe que o bebê não está com Clem e sai correndo para procura-lo. Na direção contrária aparece Jane, sem o bebê. Kenny e Clem parecem perplexos com o fato de Alvin Jr não estar ali, Kenny sai correndo novamente para procura-lo e Jane começa uma conversa estranha com Clem dizendo coisas como: “Você tem que confiar em mim” e “Você verá quem Kenny realmente é”.

Kenny volta e Jane fala que o bebê morreu e que foi um acidente, então começa uma luta entre os dois, Kenny possuído pela raiva e Jane cansada das atitudes de Kenny. No fim, temos que optar por atirar em Kenny ou deixa-lo matar Jane.

Diferentes finais

The-walking-dead-the-game-s02e05-06

Basicamente são três, com algumas ramificações dentro dos mesmos. Na primeira vez que joguei atirei em Kenny, pesei todas as ações dele, como ele realmente estava instável e conclui que a situação era insustentável. Depois disso ouvimos o choro do bebê e percebemos que Jane escondeu Alvin Jr para provocar uma reação em Kenny e “mostrar” quem ele realmente era.

Como a Clem mesmo fala: “Você deixou o bebê sozinho e me fez matar meu amigo só para provar que o Kenny estava instável?!!”, então podemos optar por abandonar Jane ou perdoa-la. Na hora eu pensei em abandona-la, afinal, ela me fez matar o Kenny. Mas daí lembrei do que o Lee disse, que as pessoas que gostam de nós fazem coisas ruins para nos proteger, então resolvi perdoa-la.

Optando por matar Kenny, voltamos com Jane e Alvin Jr até a base de Carver. Lá, após averiguar o local, vemos três pessoas se aproximando, uma mulher, um homem e um garoto, podemos deixá-los entrar ou não. Eu deixei. Eles entram, a mulher abraça Jane e agradece muito, o menino que está com eles elogia o boné de Clem e a season acaba aí com aquele tom clássico de desconfiança, já que o homem do trio estava armado. Também podemos optar em não deixá-los entrar, então o homem fala algo como: “Você realmente não vai nos deixar entrar? Nós podemos ser perigosos” e Clem rebate com algo como: “E se eu for perigosa?!” apontando a arma para eles. O episódio acaba quando Clem faz menção que se eles voltarem, elas estarão prontas para o que acontecer.

Ou podemos optar por não fazer nada enquanto eles brigam e Kenny acaba matando Jane. Se optar pelo Kenny, o que acontece é que chegamos em Wellington, e de fato há um forte e um local seguro. Quando nos aproximamos uma mulher atira para nos alertar e diz para largarmos nossas armas. Kenny explica a situação e ela diz que infelizmente não há mais vagas para ninguém. Kenny se desespera e pede insistentemente que acolham pelo menos as crianças, ele realmente suplica e a mulher vai falar com algum superior.

Ela volta dizendo que apenas as crianças podem ficar, Kenny chora de tão agradecido e naquele momento podemos optar por entrar ou seguir com Kenny. Eu estou fechado com o Kenny até minha morte hehe Então resolvi ir com ele, é uma cena emocionante, pois ele está chorando, a Clem fala que sem seu amigo não vai a lugar algum e no fim ela o convence e ambos vão embora juntos.

Ele até diz que ela é teimosa como uma mula e ela retruca: “Você sabe de quem eu puxei isso”. A mulher do forte dá duas malas de suprimentos e diz que nas proximidades há outros locais que talvez possam estar aceitando pessoas. Outra possibilidade nesse mesma linha é você aceitar entrar no forte, respeitando a suplica de Kenny. Você entra, ele vai embora. Fim. Pensei que talvez encontrasse Christa no forte, afinal, aquele era o lugar onde ela queria seguir nos episódios passados.

Há também a chance de você terminar sozinha. Após Kenny matar Jane, você pode atirar nele. Fazendo isso, apenas você e o bebê Alvin seguem viagem. A season termina quando os dois se deparam com uma horda de zumbis, então Clem usa aquela técnica de passar sangue e entranhas dos walkers em seu próprio corpo para se camuflar. Quando ela caminha em direção a horda o episódio acaba. Entendo que seja o pior final, até porque é meio sem sentido atirar no Kenny naquele momento.

Algumas conversas, transições de cenários e outros pequenos detalhes resolvi deixar de fora, mas o texto contém tudo o que de melhor aconteceu. O ideal é você jogar e viver essa experiência. Felizmente, já foi confirmada uma terceira temporada que provavelmente estará disponível ano que vem. A questão que fica é: Com tantos finais, qual será o final oficial que a Telltale irá usar como gancho para a próxima temporada? O meu save game que vai para a season 3 é o que Clem não aceita entrar em Wellington e segue a jornada ao lado de Kenny e Alvin Jr. Ok, não é um final tão realista visto que eu estaria a salvo no forte, mas com certeza é o mais poético e emocionante.

Quais as suas impressões?

E o que vocês acharam da 2ª temporada de The Walking Dead: The Game? O que esperar da próxima temporada?