O 16º episódio da 8ª temporada (S08E16 – “Wrath”) mostrou a tão aguardada decisão da Guerra Total, com Alexandria, Hilltop, Reino e Oceanside finalmente vencendo Negan e os Salvadores.

Rick achou que estava passando a perna em Negan, mas era ele quem tinha passado a perna em Rick, deixando vazar de propósito um plano falso. Mas ele não contava que Eugene passaria a perna nele, sabotando as armas. Com esta ameaça vencida, as comunidades poderão prosperar.

E entre tantas cenas interessantes, como de costume há diversos detalhes que poucos perceberam ao longo do episódio. Você conseguiu se atentar a todos esses itens?

1 - O significado do título "Wrath"

Cada episódio de The Walking Dead possui um título com um significado na história apresentada e este não foi exceção.

O título deste episódio é “Wrath”, que traduzido significa “Ira” e refere-se à famosa frase de Rick, que já foi vista nos flashbacks ao longo da 8ª temporada.

Minha piedade prevaleceu sobre minha ira.

Esta frase veio originalmente de Siddiq, personagem que se tornou pivotal em toda essa questão de perdão.

2 - Títulos que se completam

A 8ª temporada de The Walking Dead fecha um ciclo. Não só com o final da trama contra Negan, mas também na filosofia de Rick, que agora estará completamente voltada em restaurar a civilização, para honrar a memória de Carl.

Os títulos dos episódios também fecham um ciclo, pois o primeiro da 8ª temporada (S08E01 – “Mercy”) significa “piedade”.

Com o primeiro episódio sendo “piedade” (mostrando a ira de Rick) e o último sendo “ira” (mostrando a piedade de Rick), início e fim fecham um ciclo que se complementam e formam a frase “Minha piedade prevaleceu sobre minha ira”.

3 - A primeira evidência (de verdade) dos Sussurradores?

Conforme o grupo de Rick seguia em direção à emboscada de Negan, algo muito impactante chamou a atenção de todos. Uma imensa horda de zumbis passava ao horizonte.

Esta horda pode ser o primeiro indicativo (de verdade desta vez) do próximo grande antagonista em The Walking Dead, os Sussurradores.

Nos quadrinhos os Sussurradores não apenas se disfarçam entre os zumbis, como também conseguem controlar hordas absurdamente grandes. Será que veremos algo assim na 9ª temporada de The Walking Dead?

Leia mais: O que Significa a IMENSA HORDA de Zumbis que apareceu no Episódio Final da 8ª Temporada de The Walking Dead?

4 - Essas estacas estariam delimitando o território?

Na mesma cena da imensa horda de zumbis, quando todos voltaram a seguir seu rumo foi possível reparar em diversas estacas alinhadas, aparentemente delimitando o território, que pode ser mais um indicativo dos Sussurradores.

Nos quadrinhos os Sussurradores só querem ficar em paz. Para garantir que não serão perturbados, eles delimitam seu território com estacas. E caso a vontade deles não for respeitada, as estacas podem acabar ganhando uma decoração de cabeças…

5 - Também havia estacas onde Rick e Negan brigaram

Houve mais um momento em que foi possível identificar estacas alinhadas como se estivessem delimitando um território.

Foi após a luta final entre Rick e Negan. Quando Rick se sentou debaixo da árvore com os vitrais, pode-se notar ao fundo uma grande fileira de estacas, dando ainda mais fôlego para esta teoria dos Sussurradores.

6 - Dwight estava usando o mesmo uniforme de prisioneiro de Daryl

Convenientemente Negan optou por apenas humilhar Dwight, ao invés de matá-lo. O traidor foi espencado e apareceu neste episódio usando um uniforme bem familiar.

Este é o mesmo uniforme que Daryl estava usando quando estava prisioneiro dos Salvadores durante a 7ª temporada.

E quanto à letra “A” na roupa? A produtora (e próxima showrunner) Angela Kang respondeu essa dúvida. Significa “asshole” (babaca) e é apenas mais uma forma dos Salvadores humilharem seus prisioneiros.

7 - A armadura que Morgan entrega a Henry

Ao final do episódio Morgan já se mostrou pronto para seguir viagem rumo a Fear The Walking Dead. Ele entrega sua armadura para Carol e pede que ela a entregue a Henry.

Esta armadura pertencia ao irmão mais velho de Henry, Benjamin, que havia sido morto por Jared. Morgan a usou para honrar a memória do garoto, enquanto buscava vingança contra os Salvadores responsáveis por sua morte.

8 - A prisão do Negan já foi feita

Ao final do episódio Rick e Michonne contaram a Negan que ele ficará em uma prisão apodrecendo pelo resto de sua vida. Esta prisão já existe e a vimos sendo construída temporadas atrás.

Foi o próprio Morgan que começou a trabalhar em uma prisão em Alexandria, no 12º episódio da 6ª temporada (S06E12 – “Not Tomorrow Yet”), quando acreditava que toda vida era preciosa.

***

Percebeu mais algum detalhe no 16º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.