A série de TV de The Walking Dead é uma adaptação direta das histórias em quadrinhos de Robert Kirkman, que são publicadas desde 2003 nos Estados Unidos.

Contudo, a AMC optou por não fazer uma adaptação à risca. Ou seja, apesar da trama geral ser a mesma, há diversos elementos e personagens que têm destino totalmente diferente. Outros, no entanto, têm um fim bem semelhante, mas ainda assim com pequenas adaptações.

Como os Personagens Morreram nos Quadrinhos é a coluna do The Walking Dead Brasil que mostra o trágico fim dos principais personagens da série, comparando com sua adaptação na série de TV.

Morgan é um dos personagens mais antigos e complexos na série de TV de The Walking Dead. Além disso, juntamente com Rick, ele é o único personagem que apareceu no primeiro episódio que está vivo até hoje.

E ao longo dessas 8 temporadas vimos Morgan perder sua sanidade, encontrar redenção com uma filosofia de não matar e por fim ter suas bases afetadas quando se vê obrigado a tirar vidas durante a guerra contra Negan.

Mas este é o um desenvolvimento totalmente diferente do Morgan dos quadrinhos. Na verdade os dois personagens são completamente diferentes. E por conta disso, o Morgan dos quadrinhos, muito mais fragilizado, já morreu faz tempo.

A morte de Morgan nos quadrinhos

Nos quadrinhos, Morgan morreu na edição 83 de The Walking Dead, durante o arco No Way Out (Sem Saída), onde uma horda de zumbis cercou Alexandria. Esta história foi adaptada durante a 6ª temporada da série de TV.

A grande diferença entre as duas versões do personagem é que nos quadrinhos Morgan não teve um mestre como Eastman. Ele se manteve isolado até o momento em que Rick foi em busca dele, o encontrando em um estado deplorável, na edição 58 de The Walking Dead.

Duane havia sido mordido, mas Morgan foi incapaz de matá-lo e manteve o filho zumbi acorrentado. E o “alimentava” com as pessoas e cães que cruzavam o caminho dele.

Morgan não consegue matar Duane, mas no fim Rick o convenceu a seguir viagem com eles para Washington. Após se estabilizarem em Alexandria, Morgan se envolveu com Michonne, mas seguia com dificuldades para superar seus traumas e perdas.

Quando uma grande horda de zumbis cercou e invadiu Alexandria, Morgan foi um dos primeiros a tentar detê-los – e rapidamente foi mordido.

Pouco depois Michonne corta o braço de Morgan e ele é tratado pela Doutora Denise, mas não apresenta melhora.

De alguma forma a amputação não foi rápida o bastante e Morgan acaba adoecendo do mesmo jeito. Em seu leito de morte ele tenta aconselhar Carl, mas seu estado mental fragilizado o faz confundir o filho de Rick com seu filho falecido, Duane.

A despedida final de Morgan, contudo, foi com Michonne. A espadachim abriu seu coração para o companheiro, mas infelizmente já era tarde demais…

Enquanto Rick preparava um disfarce com tripas de zumbis para escaparem do cerco, Michonne chega com as más notícias. Não houve tempo sequer para lamentar sua morte no momento.

Rick e Michonne só puderam conversar sobre Morgan após lidar com os zumbis e com Carl que acabara de perder o olho.

Em seu túmulo, Michonne confessa à Rick que esperava desenvolver um relacionamento duradouro com Morgan e como se sentia mal pela forma como o tratou em seus momentos de fragilidade.

Os impactos da morte de Morgan

Não houve mais menções relevantes à Morgan em The Walking Dead desde então. A versão do personagem na série de TV, interpretada por Lennie James, teve as mesmas origens mas se desenvolveu por um caminho extremamente diferente, impossibilitando qualquer especulação sobre sua morte.

***

Já vimos que Morgan estará na 4ª temporada de Fear The Walking Dead, então provavelmente continuará vivo por um bom tempo.

Você acha que ainda teremos outro personagem assumindo o papel do Morgan dos quadrinhos?

"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.