A história original de The Walking Dead continua sendo publicada mensalmente (e as vezes quinzenalmente) nos Estados Unidos, servindo de base para a série de TV da AMC.

Mostrando eventos muito mais adiantados, Negan é um desafio que já foi vencido nos quadrinhos (mas não eliminado), enquanto Rick e os outros sobreviventes atualmente encaram ameaças ainda maiores. Para mais detalhes dos acontecimentos atuais, confira nossos tópicos de discussão de cada capítulo da HQ.

O novo desafio envolve uma quantidade absurda de zumbis, da ordem de milhares, que já destruíram Hilltop e avançam para Alexandria. E ao lidar com eles, um dos personagens mais antigos parece ter encontrado seu destino.

ATENÇÃO: Contém SPOILERS abaixo!

A vítima da vez é Andrea. Sua versão da série de TV morreu na 3ª temporada, mas nos quadrinhos ela continua viva, em um relacionamento há anos com Rick e é uma das personagens mais antigas e com enorme relevância, sendo apresentada na longínqua edição 2. Na série de TV a função de Andrea tem sido substituído por Michonne.

Ao final da edição 165, lançada nesta quarta, 1º de março, Andrea salva Eugene da imensa horda de zumbis. Mas não saiu ilesa. O último quadro da edição mostra um ferimento em seu pescoço, indicando que um dos zumbis teria alcançado-a, ou seja, Andrea estaria infectada.

Fãs especulam, Kirkman provoca

Fãs especulam se o ferimento seria realmente de um zumbi, ou apenas uma bala que a pegou de raspão. Nas cartas da edição, Robert Kirkman e o editor dos quadrinhos, Sean Mackiewicz, provocam os fãs, com comentários vagos.

A primeira carta é de uma fã pedindo para que não matem Heath. As respostas foram:

Mackiewicz: “Parece que teremos que nos contentar com a morte de Andrea”.
Kirkman: “Será mesmo”?

E ao final da sessão de cartas:

Mackiewicz: “Eles [AMC] não precisaram da Andrea nas últimas quatro temporadas e olhe como eles estão se saindo bem”.

Capa da edição 167 indica uma difícil decisão a tomar

Após estes acontecimentos, a recém divulgada capa da edição 167 dos quadrinhos de The Walking Dead faz todo o sentido.

Ela mostra Rick segurando uma arma e Andrea, ajoelhados um de frente para o outro, com o texto de chamada: “Seria possível que o inevitável, de alguma forma, fosse… evitado? Rick e Andrea têm uma difícil decisão a fazer”.

Será mesmo o fim de Andrea?

Kirkman tem o histórico de criar falsas expectativas em suas edições e declarações, mas caso Andrea realmente esteja com seus dias contados, este será provavelmente o golpe mais forte que Rick terá que enfrentar até o momento.

O que você acha? Veremos mesmo o fim de Andrea desta vez? E será que a Michonne da série de TV terá o mesmo destino?

"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.
  • Eru

    tem que morrer mesmo, TWD, principalmente a série de TV, precisa sair dessa idiotice de não matar protagonistas pra agradar o público. Que venha a morte da Michonne também.

    • El perdon NHÁÁ

      Que papo é esse. gleen e abraham morreram recentemente

    • Box TV

      Tem certeza que é só para agradar o público? Nem tudo é sobre mortes, a história principal é mais importante e elas devem fazer sentido para a história e não é tão fácil matar personagens icônicos quanto parece, especialmente para uma grande franquia. Imagine fazer isso a cada 30 edições, não teríamos personagens para se apegar e a história seria prejudicada. Por acaso Star Wars mata a maioria dos personagens icônicos? Qual outra grande franquia mata todos os personagens assim, não se importando com a reação e talvez a história? O único exemplo que você poderia dar seria GOT porém ainda sim Jon Snow, Daenerys, Tyrion, Arya e Sansa sempre sobrevivem. Nem seus animes, que parece que você gosta, fazem isso.
      A série sinceramente não pode matar o Daryl, na moral eles realmente estariam ferrados na audiência, ainda mais depois dessa queda que teve.

    • Alisson

      Quer dizer que o sentido de acompanhar é pra ver eles morrendo?? qual a
      graça?? Tenho pena desse povo que acompanha uma historia se baseando em
      morte de personagem principal pra dar impacto pqp muito pobre seu gosto
      por historias. Se no final tudo se torna em vão então por que
      acompanhar??

    • Anderson Ricardo

      Game of Thrones é pra lá >>

  • Alyssa Gomes

    Que lixooo! Para que matar a mulher, ela é uma personagem incrível, se a série ñ soube aproveitar que se dane, agora dar o mesmo fim idiota da série na HQ. Vá a merda esse Kirkman! Lixooooooooooo total.

  • Pedro Henrique C

    Maior merda que eu já vi na história de The Walking Dead. Estão querendo igualar com a série. Lamentável… :'(

    • Luis Carlos Zardo

      Igualar por que? a possível morte de Andrea na HQ ocorre em situação completamente diferente da série…

      • Pedro Henrique C

        E eu disse que ocorre na mesma situação? SEU ANIMAL! Eu quis dizer que querem matar a Andrea na HQ só pq na série fizeram a mesma cagada.

    • Pedro Henrique C

      Saiam do meu comentário, por favor. Ninguém chamou vocês aqui. Quer dar sua opinião? Faça no seu próprio comentário, não venha perturbar os comentários alheios. Inconvenientes da porra.

  • Mas na capa com o Rick ela não tá ferida ‘-‘

    • Que spoiler? Se a capa é da edição 167 e ela foi ferida na edição 165, não é spoiler, porque todo mundo já sabe o que houve.
      E mais: ainda que fosse pra não dar spoiler, não teria sentido. Mostrar um ferimento não diz ao leitor que o personagem VAI morrer, significa que um personagem pode estar correndo risco – até porque não se sabe o que causou o ferimento, ainda; logo, chamaria ainda mais atenção do público, vendo que ela é tão importante.

      • As capas das HQs são bem metafóricas, não devem ser levadas ao pé da letra.

        Durante a guerra teve uma capa com o Heath com as duas pernas, quando ele já havia sido amputado na explosão. Tem várias outras assim.

      • Com metáforas ou não, não vejo sentido. É bem mais estranho você amputar um personagem e depois ele aparecer com o membro que tinha.
        Só que liberar capas antes e tirar detalhes delas pra evitar spoilers é um motivo fútil. Como eu já disse, não dá nem pra considerar um spoiler – afinal, quem lança as capas antes da edição são eles mesmos.

    • Gustavo Lemes

      Pode ser o outro lado dela?

      • Não, é só você comparar as imagens acima. Poderia estar coberto com o lenço no pescoço dela, sei lá.

  • Lucas Benatto

    Na foto ela foi mordida no msm lado q aparece na capa,mas na capa ela tem sem a mordida

  • Matheus Fernandes

    Puta merda bixo, ja vou me preparando :'(

  • Gustavo Ramos

    Puta merda, ah não, a Andrea não, uma das melhores personagens das HQs…

    • Box TV

      Concordo cara, ela é minha personagem feminina favorita (é realmente triste ver ela ir) e apesar de mortes principais serem importantes, não sei… Pode parecer que toda sua trajetória nos quadrinhos foi simplesmenhe para no final desenvolver o Rick. Porém também pode se tornar um momento foda, apenas esperando para ter um “veredito”.

      • Luke Luciano

        Concordo com vcs. Só não queria que a morte dela fosse por um motivo pobre.
        Não curto muito o Eugene mas sei que ele tb tem bastante importância.
        Queria que ela morresse fazendo algo mais fodastico!!!

  • mikaelle_grimes

    eu acho que foi uma boa decisão faz tempo que não acontece uma morte relevante na hq

    • Box TV

      Tivemos várias outras mortes muito revelantes, só não um principal desde o começo como o Glenn…

      • Henryck Araujo

        vdd, acho que só a morte do Carl, Michonne, Maggie, Andrea ou Sophia seria relevante, o resto tudo já rodou. O mais próximo disso foi a Rosita e o Padre que morreram recentemente.

    • Alisson

      Quer dizer que o sentido de acompanhar é pra ver eles morrendo?? qual a graça?? Tenho pena desse povo que acompanha uma historia se baseando em morte de personagem principal pra dar impacto pqp muito pobre seu gosto por historias. Se no final tudo se torna em vão então por que acompanhar?

      • mikaelle_grimes

        eu acompanho porque sou muito fã das hqs e da serie, e não fico feliz com a morte dos favs, se isso contribuir pra historia acho que é uma decisão bem vinda

  • Tainã Domingues

    Alguém mais percebeu que essa seria a primeira adaptação da série feita para os quadrinhos? Se ela realmente tiver sido mordida, foi do mesmo lado do pescoço que a Andrea na terceira temporada, além de, na capa da edição 167, ter uma cena de “despedida”, semelhante ao que aconteceu no episódio da morte da personagem na TV.

    To bem abalado com isso pois ela é a minha personagem favorita dos quadrinhos, mas ao mesmo tempo esperançoso, pq com o Kirkman, nem sempre tudo é o que aparenta.

    Esse texto de chamada:
    “Seria possível que o inevitável, de alguma forma, fosse… evitado? Rick e Andrea têm uma difícil decisão a fazer”.

    Sei não, mas isso me parece suspeito…

  • Box TV

    Na capa da edição 167 diz “Seria possível o inevitável ser evitado?”
    Lembro do Kiriman dando uma indicação uma vez que, caso você queime o suficiente a mordida, poderia matar a bactéria… Mesmo sendo no pescoço parece suspeito, isso poderia desenvolver muito a história e a reconstrução da civilização, seria possível impedir uma infecção zumbi.
    Pode ser também uma bala, já que Yumiko e Magna estavam atirando. Realmente está suspeito…

    • Felix Nihil

      Sei lá…. O cientista disse que todos já estão infectados desde o começo #chemtrail #rastrosquimicos
      Kkkkkkkkkll

    • Luis Carlos Zardo

      Todos estão infectados desde o começo, uma mordida de um zumbi apenas mata pela incrível quantidade de bactérias existente na “saliva” deles, a mesma coisa que aconteceria com uma mordida de um dragão de komodo, por exemplo…

      Uma overdose de antibióticos provavelmente salvaria uma pessoa se fosse aplicada logo, mas, antibiótico vale mais que ouro no apocalipse.

  • Adriana Pelinson

    Já deu, essa de ficar matando os personagens principais, qual a razão então de tanta luta? Virar uma lenda, pras próximas gerações ?

  • Fernando Dias

    Não boto fé nessa história. Pra mim ela levou um tiro de raspão e pronto!!!!!!

  • Henryck Araujo

    Se tivesse de morrer teria morrido logo, com uma morte bem feia e explícita. Não cola esse negócio Kirk.

  • Jorge Leandro
  • Dante Rocha Lomonaco

    Essa realmente foi cruel…
    Kirkman seu sádico!
    Não esperava sinceramente, assim como a morte do Ezequiel e da Rosita, esse foi um grande baque, daqueles que gelam o sangue quando você lê…

  • Alisson

    Quer dizer que o sentido de acompanhar é pra ver eles morrendo?? qual a
    graça?? Tenho pena desse povo que acompanha uma historia se baseando em
    morte de personagem principal pra dar impacto …. Se no final tudo se torna em vão então por que acompanhar?

  • Jefferson Petreski

    Pessoal, em qual site vocês estão lendo as edições da HQ?

  • Pabio Silva

    É como aquela revista americana escreveu o TWD brinca com a cara do telespectador.

  • Hualason

    Espero que a temporada comece logo…Até agora tivemos episódios fillers em cima de filers.

  • Jefo

    Andrea não morre.

  • Criskefa

    Pena que Andreia não existe mais na série, precipitada sua morte.Acredito que teríamos muito mais,ganharíamos muitos bons motivos pra ver os episódios se ela ainda estivesse no grupo hoje.Não vejo Michonne assumindo está posição com eficácia e as vezes, sinto que a narrativa se perde em meio a não química com Rick. .

  • marcos antonio

    por enquanto não creio que vá acontecer,mas claro que mais a frente algum personagem importante vai ter seu fim pra mexer com o emocional.

  • Luiza Mendes de mendes

    Vocês estão colocando, notícias ultrapassadas,já estamos na 7 temporada.

    • Ediney Lopes

      Releia o título da matéria

  • Morreu, legal que vai ser igual na série da Tv

  • Dead Stark

    Mano que susto que eu levei agora, ainda não li a edição 165 quando eu vi o título e a imagem do Rick achei que ele tinha morrido, mas tomara que a Andrea não morra ela é uma das minhas personagens favoritas.

  • Cida Lima

    Quando Mackiewicz diz “eles” referindo-se a AMC está também afirmando que sua escrita é de alguma forma influenciada por “eles”? Confesso que não entendi bem esta parte. Claro que não quero que nada aconteça a Michonne, principalmente agora que tem um relacionamento amoroso com Rick e nem é tanto pelo romance da série, é mais pelo contexto que vejo no casal, ele um líder nato; ela, uma guerreira nata. A confiança que um tem no outro, construída ao longo do tempo em que estão juntos. Como eu não leio as HQs de TWD não saberia dizer com propriedade da similitude entre ambas, então, volto a perguntar, quanto da série de TV influência nas HQs e vice-versa?

  • Polakkko

    Pra mim isso é trollagem, o ferimento pode ter sido causado por estilhaços dos tiros, ou um arranhão qualquer já que ela nem nota e só percebe quando falam do ferimento… se fosse realmente uma mordida ou um arranhão sério ela teria sentido na hora, sendo assim um ferimento superficial pode – creio eu- ser tratado… Ou cortar a cabeça dela fora que resolve tb…

    E outra as capas nunca mostram mesmo o que realmente acontece, sempre dão uma zuada acrescentando mais drama a história…

    MAS, se ela morrer o Rick vai ter de achar outro telefone pra ficar falando com ela… Acho que o Sherif não iria suportar essa perca, ainda mais rolando a treta interna com os Salvadores e as comunidades destruídas, o véio Rick passaria o bastão ou melhor a vassoura para o Carl limpar toda essa merda ai e sumiria num surto de loucura…

    • Anderson Ricardo

      Em toda HQ eu não me lembro de nenhum zumbi que mordeu tão pouco assim, ainda mais um pescoço. Acredito que seja estilhaço de bala também. Mas caso ela realmente morra, espero que o Rick contrarie ela, criando uma perna biônica e ficando na linha de frente outra vez.

  • Adriana Reis

    A agem dá capa não está mostrando nenhum ferimento no pescoço (já que eles estão focando o mesmo lado). Acho que não vai ser desta vez.

  • Amanda

    Isso vai ser um episódio de fim de mid season com a Michonne, daí vamos esperar 3meses pra saber que foi um tiro de rapão kkkk

    • Luke Luciano

      Nada contra a Michonne, gosto da personagem, mas esse romance com o Rick não curti nadinha. Se ela vir a morrer como pode acontecer com a Andreia da HQ, que seja logo!!!!

      • Lucas Souza

        Pq? “Não tem quimica”? Até pq Rick e Andrea da hq tem muita química juntos ne

        • Box TV

          Eu acho que Rick e Andrea da HQ possuem bem mais química que Rick e Michonne na série, obviamente o casal certo era Rick e Andrea porém como ela morreu tiveram que colocar Richonne.

          • Lucas Souza

            Eu já discordo, pra mim a Andrea e Rick da hq não tem quimica nenhuma mas para as pessoas é mais fácil aceitar, loirinha e faz mais o tipo mocinha do que a Michonne da série.

          • Gabriel Afonso

            Se liga, o relacionamento da andrea com o rick é muito bem trabalhado, com ele não querendo se relacionar com ela por medo de perde la e etc. Rick e michonne tem um relacionamento de irmãos, por isso o relacionamento deles é estranho, nada a ver com racismo

          • Box TV

            Concordo, a frase “We dont die” faz muito mais sentido com Rick e Andrea.
            Algumas pessoas dizem que Richonne é melhor e não precisam da Andrea mas os produtores irão adaptar para a Michonne um dos momentos mais icônicos da Andrea: a cena da torre. Como isso aconteceria se a Andrea estivesse viva? Richonne, assim, nunca funcionaria.

          • Luciene M. Rodrigues

            Acho que perceberam isso que vc disse, que o casal não tem a simpatia do público pela forma com que se desenvolveu a história deles, tanto que o último capítulo parece que foi dedicado a resolver esse problema.

          • Box TV

            Bem mas também é muito mais fácil demonstrar a química de um relacionamento em uma mídia televisiva do que na mídia dos quadrinhos. Vejo bem mais gente se incomodando com Rick e Michonne, então tenho certeza que não sou o único. Eles sempre forem a ideia original.
            Mas enfim, isso é algo mais pessoal 🙂

          • Lucas Souza

            O que eu acho estranho é esse incomodo tão grande que o relacionamento do Rick e da Michonne causa nas pessoas, e é impossível não pensar que o motivo seja por causa da Michonne ser negra e não fazer o tipo mocinha indefesa. Não é como se o eles tivessem ficado do dia pra noite, eles já davam sinais de um relacionamento desde a Season4.

          • Diego Granato Plachi

            Pra mim nao é questao de ser negra nao.Preferia mil vezes a Sasha do que a MIchonne. Do mesmo jeito que existe mulheres brancas lindas e horrorosas,existem as negras lindas e as feientas. Acontece que achar loira,branca,ruiva de feia nao dá nada.Agora achar uma negra de feia pra muitos retardados,é racismo.

      • Edson L.J

        Michonne é a unica personagem possivel pro Rick,viveu e sofreu tanto quanto ele,entre ela e uma desconhecida,prefiro ela,assim como andrea na HQ fico perfeita pra ele.

        • Luke Luciano

          Eu ia curtir mais se colocassem uma personagem nova, talvez até exclusiva da série, dai iniciaria uma aproximação para no futuro rolar um romance. E deixaria a Michonne mais fiel a HQ.

          • Edson L.J

            Não vejo como o relacionamento com o Rick deixou ela “menos” fiel à HQ,ela continua forte inteligente e fodona pra mim,o unico diferencial é que ela está com o Rick e não tentando “comer” geral q nem na HQ ahsaushaus,ainda prefiro ela do que criarem uma personagem DO NADA pra fazer par com Rick,seria até meio sem sentido pra mim,assim como Andrea é uma parceira de peso na HQ por estar lá desde do começo,Michonne tem esse mesmo peso pra mim,e a tal “quimica” parece evoluir mais com o tempo,no ep 12 isso fica bem evidente,MAAAS é só minha opinião :v

      • Amanda

        Não gosto muito da personagem.. é só uma mulher matando zumbi com uma espada, nada de wow, e pra piorar a atriz faz a mesma cara pra todas as situações da vida. Sou 1000x a Michonne da hq.

      • Diego Granato Plachi

        A Michonne é feia pra caralho. Rick é muito corajoso kkk.

      • Aickbangazay

        Cara quem liga para romance em um apocalipse zumbi? Se eu estivesse nesse apocalipse seria igual ao Negan em relação as mulheres.

    • Diego Granato Plachi

      Fora que vai ter Rick salvando Negan dos zumbis e vice versa.

  • Tiago Libanio

    Realmente, parece uma mordida, ou até mesmo um arranhão. Mas por um outro lado, com a grande quantidade de errantes que possui essa horda gigantesca não sobraria nada da Andrea e Eugenne, apenas corpos estraçalhados. Estou torcendo para que seja um machucado causado por arma de fogo, ou algum tipo de arma branca. Não gostaria de ver a Andrea morrendo, curto muito o modo que ela se desenvolveu no decorrer dos anos deste maravilhoso apocalipse zumbi, agora é esperar as próximas edições para ver realmente o que aconteceu.

  • Samuel Diego Sullivan

    “e Morreu”

  • AglaRaptor

    Na minha opinião, é mais fácil o Rick morrer de q a Andrea, devido a seu estado físico atual. Vai ver isso é uma trollagem do autor. De repente, quem morrerá é o xerife.

  • Lucas Souza

    Pq esse mimimi? Tanto personagem já morreu, mata logo a personagem e pronto

  • William

    Provável que tenha sido uma bala que pegou de raspão, e talvez a decisão em que Rick e Andrea irão tomar seja abandonar Alexandria.

    • Box TV

      Também to achando cara

  • Vânia Moreira Moreno

    Pelamor não, a Michonne pelo Eugene?! sei q ela faria isso pra salva-lo, mas naaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooooo

  • ⚡️Black Shiva⚡️

    Andrea da HQ >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Andrea da série.
    Na HQ ela é icônica, na série se tornou uma chatinha dadeira que ela louca pra tomar o posto de “Queen Bee” do grupo (coisa q ela conseguiu por alguns momentos, com o Governador, mas logo foi tombada). De qualquer maneira, Rick e suas parceiras (tanto Andrea HQ e Michonne na série) tem minha total simpatia.

  • SABBATH

    Minha teoria é que, Andrea morre e Rick se junta com Michone, ficando assim mais parecido com a série
    Não gosto muito dessa ideia, Andrea é um dos meus personagens preferidos
    Espero que ela viva e eu esteja muito errado

  • Rodrigo Santoro

    165 con ferimento no pescoço….capa 167 sem ferimento no pescoço….

    • Luis Carlos Zardo

      A capa é metafórica, e, como foi publicada ANTES do capítulo 165 ser publicada, ela não tem a mordida para evitar spoilers…

      Em capas recentes aparece Rick como zumbi e Rick como Negan, não dá para usar a capa como referência de nada

  • marcelo

    Acho que o Rick mata ela e se mata. Fd perdeu a graça.

    • Gartin Slá

      No fim das contas ninguém morre.

  • Willian Reis

    acho que o herat também foi nessa viu!

    • Willian Reis

      heart*

  • Nerd Brasileiro Genérico

    E se…um sussurador tivesse mordido ela pra enganar eles? Forçando-os a sacrificar a melhor atiradora do grupo. E eles descobririam posteriormente com um dos sussuradores revelando e…GUERRA

  • JoHnNy Cyborg

    Vejo O Povo Falando Em Infecção (Por Um Vírus/Bactéria Zumbi), E Esquecem Que Todos Já Estão Infectados Com Este Vírus/Batéria Que Reanima O Corpo Depois De Morto, Como Descobrimos Com A Filha De Tyrese. O Que Ocorre Realmente, É Que As Feridas Normalmente Levam A Morte Por Infecção (Pus/Necrose/Gangrena) Levando As Pessoas À Morte, E Aí As Pessoas Viram Zumbi. Neste Caso, É Uma Ferida Bem Pequena E Fácil De Tratar, Que Com Certeza Não Vai Inflamar A Ponto De Derrubar A Andrea.

    Na Verdade Essa História De “Todos Infectados” Foi Cagada Do Kirkman, Que Gera Uma Controvérsia Que Eles Não Têm Como Lidar, E Por Isso A Única Solução Do Kirkman, Desde Então, É Sempre MATAR As Pessoas De Vez, Porque Na Verdade, Mordida Não MATA Ninguém, A Não Ser Por Falta De Cuidados.
    Além Do Mais, Todos Sabemos Que A Andrea NÃO PODE MORRER. 😀