Esta semana vimos uma notícia ruim para fãs de The Walking Dead. Segundo o site Notícias da TV, a série teria fechado 2017 fora da lista das cinco séries mais assistidas dos Estados Unidos.
Por outro lado, também foi divulgado que The Walking Dead bateu Game of Thrones e foi a série de TV mais vista em 2017.
As duas notícias estão corretas e se baseam nos dados do instituto Nielsen (o equivalente ao Ibope nos Estados Unidos). Contudo há um detalhe muito importante a se considerar em métricas de audiência da TV norte-americana.
Audiência total X Audiência segmentada
The Walking Dead de fato perdeu uma considerável fatia de sua estrondosa audiência. Foram 4,87 milhões de telespectadores abandonando a série entre 2015 e 2017, enquanto The Big Bang Theory perdeu “apenas” 2,54 milhões de telespectadores no mesmo período.
Esses números englobam a audiência total das séries e nesse caso realmente The Walking Dead apresentou essa queda expressiva no ranking.
Contudo, há uma métrica extremamente importante em audiência da TV norte-americana – a segmentação para o público de 18 a 49 anos, que é considerada a mais valiosa em termos de publicidade para os executivos.
E é exatamente nesta métrica que The Walking Dead mantém sua liderança. Na verdade, a segmentação de 18 a 49 anos é considerada ainda mais importante que a audiência total para anunciantes.
E mais: a audiência segmentada também está considerando outros programas além de séries de TV. Na faixa de 18 a 49 anos, The Walking Dead bate até mesmo a audiência de esportes!
Portanto as duas notícias estão corretas. The Walking Dead é a série mais assistida de 2017 para a segmentação mais importante, contudo caiu para sexto lugar na audiência total.
Confira abaixo os dois rankings:
Audiência total de séries 2017 (apenas EUA)
- The Big Bang Theory (CBS): 18,52 milhões
- The Good Doctor (ABC): 17,95 milhões
- Young Sheldon (CBS): 17,76 milhões
- NCIS (CBS): 17,70 milhões
- This Is Us (NBC): 16,52 milhões
- The Walking Dead (AMC): 14,80 milhões
- Bull (CBS): 14,42 milhões
Audiência segmentada (18 a 49 anos) de séries 2017 (apenas EUA)
- The Walking Dead (AMC): 9,02 milhões
- Sunday Night Football (NBC): 8,22 milhões
- Game of Thrones (HBO): 8,02 milhões
- This is Us (NBC): 6,60 milhões
- The Big Bang Theory (CBS): 5,91 milhões
- Thursday Night Football (CBS): 5,83 milhões
- Sunday Night Football Preshow (NBC): 5,75 milhões
- The Good Doctor (ABC): 5.24 milhões
- The OT (Fox): 5.21 milhões
- Empate entre Monday Night Football (ESPN) e Young Sheldon (CBS): 5.00 milhões cada
Outros fatores a considerar
Para compreender melhor os números vale a pena analisarmos um pouco os canais dos Estados Unidos.
As emissoras CBS, ABC e NBC são canais abertos. Ou seja, são como o SBT, Globo e Band aqui no Brasil, o que significa que atingem um público maior. Já emissoras como AMC e HBO estão presentes apenas na TV paga, o que limita o público.
A AMC, contudo, sofre menos com esta limitação, por estar presentes em pacotes básicos. A HBO, por outro lado, faz parte apenas dos planos mais completos, assim como no Brasil.
***
Qual você acha que será a tendência de audiência de séries para os próximos anos?