Esta semana vimos uma notícia ruim para fãs de The Walking Dead. Segundo o site Notícias da TV, a série teria fechado 2017 fora da lista das cinco séries mais assistidas dos Estados Unidos.

Por outro lado, também foi divulgado que The Walking Dead bateu Game of Thrones e foi a série de TV mais vista em 2017.

As duas notícias estão corretas e se baseam nos dados do instituto Nielsen (o equivalente ao Ibope nos Estados Unidos). Contudo há um detalhe muito importante a se considerar em métricas de audiência da TV norte-americana.

Audiência total X Audiência segmentada

The Walking Dead de fato perdeu uma considerável fatia de sua estrondosa audiência. Foram 4,87 milhões de telespectadores abandonando a série entre 2015 e 2017, enquanto The Big Bang Theory perdeu “apenas” 2,54 milhões de telespectadores no mesmo período.

Esses números englobam a audiência total das séries e nesse caso realmente The Walking Dead apresentou essa queda expressiva no ranking.

Contudo, há uma métrica extremamente importante em audiência da TV norte-americana – a segmentação para o público de 18 a 49 anos, que é considerada a mais valiosa em termos de publicidade para os executivos.

E é exatamente nesta métrica que The Walking Dead mantém sua liderança. Na verdade, a segmentação de 18 a 49 anos é considerada ainda mais importante que a audiência total para anunciantes.

E mais: a audiência segmentada também está considerando outros programas além de séries de TV. Na faixa de 18 a 49 anos, The Walking Dead bate até mesmo a audiência de esportes!

Portanto as duas notícias estão corretas. The Walking Dead é a série mais assistida de 2017 para a segmentação mais importante, contudo caiu para sexto lugar na audiência total.

Confira abaixo os dois rankings:

Audiência total de séries 2017 (apenas EUA)

  1. The Big Bang Theory (CBS): 18,52 milhões
  2. The Good Doctor (ABC): 17,95 milhões
  3. Young Sheldon (CBS): 17,76 milhões
  4. NCIS (CBS): 17,70 milhões
  5. This Is Us (NBC): 16,52 milhões
  6. The Walking Dead (AMC): 14,80 milhões
  7. Bull (CBS): 14,42 milhões

Audiência segmentada (18 a 49 anos) de séries 2017 (apenas EUA)

  1. The Walking Dead (AMC): 9,02 milhões
  2. Sunday Night Football (NBC): 8,22 milhões
  3. Game of Thrones (HBO): 8,02 milhões
  4. This is Us (NBC): 6,60 milhões
  5. The Big Bang Theory (CBS): 5,91 milhões
  6. Thursday Night Football (CBS): 5,83 milhões
  7. Sunday Night Football Preshow (NBC): 5,75 milhões
  8. The Good Doctor (ABC): 5.24 milhões
  9. The OT (Fox): 5.21 milhões
  10. Empate entre Monday Night Football (ESPN) e Young Sheldon (CBS): 5.00 milhões cada

Outros fatores a considerar

Para compreender melhor os números vale a pena analisarmos um pouco os canais dos Estados Unidos.

As emissoras CBS, ABC e NBC são canais abertos. Ou seja, são como o SBT, Globo e Band aqui no Brasil, o que significa que atingem um público maior. Já emissoras como AMC e HBO estão presentes apenas na TV paga, o que limita o público.

A AMC, contudo, sofre menos com esta limitação, por estar presentes em pacotes básicos. A HBO, por outro lado, faz parte apenas dos planos mais completos, assim como no Brasil.

***

Qual você acha que será a tendência de audiência de séries para os próximos anos?

Fonte Arkansas Online
"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.