ATENÇÃO: Contém SPOILERS da edição 167 dos quadrinhos de The Walking Dead.

E finalmente ela morreu. Após 166 edições, Andrea, uma das personagens mais antigas de The Walking Dead, encontrou seu fim, vítima de uma mordida de zumbi no pescoço.

A morte é uma constante em The Walking Dead (principalmente nos quadrinhos), mas mesmo assim é um choque nos despedirmos de uma personagem tão marcante e duradoura.

O impacto foi tão grande que a edição 167, que contém sua morte, teve um número maior de páginas e sem a usual sessão de perguntas dos leitores no final. Ao invés de responder os fãs, o criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, se limitou a escrever uma carta pedindo desculpas a todos e demonstrando sua consternação pelo ocorrido.

Confira abaixo a carta original, em inglês, e uma versão em tradução livre:

Desculpe.

Peço desculpas aos meus fãs, a mim mesmo e à Andrea. Eu sinto como se eu tivesse matado uma amiga íntima. Os mortes nessa série nunca são levianas, elas nunca são feitas com satisfação. Elas pesam para mim tanto quanto pesam para vocês. Esses personagens são bem reais para mim e suas mortes chateiam até mesmo a mim.

Eu bolei esta edição durante um voo alguns meses atrás. Eu escrevo minhas histórias com papel e lápis e estava no meu assento, montando cenas e escrevendo notas para diálogos, cercado por estranhos que provavelmente pensaram que eu estivesse fazendo uma lista de compras. Conforme eu escrevia alguns dos momentos desta edição, eu comecava a chorar. Quando me dei conta, estava olhando ao redor, limpando meus olhos, na esperança que ninguém tivesse notado. Eu tenho vivido com esta morte já faz meses… e não gosto disso.

Eu tive tempo de sobra para mudar de ideia. Eu tive tempo de sobra para simplesmente não fazer isso. Afinal das contas, eu estou no controle da história. Mas, sinceramente, às vezes parece que não estou. Como neste momento. Eu não gosto disso. Eu não quero isso. Eu quero que a Andrea viva. Eu quero escrever mais histórias com ela. Eu quero a ver envelhecer com Rick, testemunhando Carl crescer e tendo seus próprios filhos. Eu quero esse tipo de felicidade para esses personagens.

E mesmo assim, aqui estamos nós.

Andrea está morta e a história segue em frente. Eu não sei por que isso teve que acontecer… mas eu sei que aconteceu. Eu sei que este é outro ponto de virada importante para a vida desta série. Eu sei que a morte da Andrea significará alguma coisa que ressonará por anos na história. Mas ainda assim eu não gosto disso. Isso ainda me chateia.

Eu amei Andrea e sentirei verdadeiramente a falta dela.

Robert Kirkman

Leia Mais: Resumo e Discussão da morte da Andrea na HQ de The Walking Dead

O que você achou das justificativas de Kirkman? E o que aguarda The Walking Dead de agora em diante?

"We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.
  • Alessandro Gomes

    É assim mesmo os fãs tem que estar preparados pra morte de seu personagem preferido, quando big boss morreu em mgs4 eu fiquei triste, mais superei porque sabia que iria acontecer um dia

  • Fernando Erreira

    Apesar de não ler os quadrinhos (falta de tempo), esse tipo de notícia me preocupa porque na série a Michonne faz a vez da Andrea e se esse fato for essencial nos quadrinhos então alguma coisa parecida vai acontecer na TV, e a hipótese mais forte é a morte da Michonne. Apesar disso não descartarmos que a adaptação traga a morte um amigo próximo do Rick novamente como a Carol ou o Daryl.

    • Gustavo Nogueira

      Eu tbm fiquei preocupado porque a Michone faz o papel de Andrea e eu gosto mt dela, mas se ela morrer fazer o que né, todos são seres humanos e podem morrer em um apocalipse zumbi.

  • Gustavo Nogueira

    É provável que a Michone tbm morra na série porque ela faz o papel da Andrea.Se ela não morrer outros personagens podem tomar o seu lugar como Carl, Daryl e Carol(mas ela não abalaria muito o Rick caso morresse).As pessoas tem que entender que todos são sobreviventes e podem morrer, ainda mais em um apocalipse zumbi e ainda com vilões humanos.Dá uma tristeza por morrer um personagem que vc goste, mas fazer o que né.

  • ⚡️Black Shiva⚡️

    Então… seria rumores de um futuro R.I.P Michonne? (Digo isso pq ultimamente a série está seguindo mtos fatos da HQ)
    Ok, sobre personalidade das personagens são bem diferentes.
    Mas uma citação que li num livro “As pessoas são espertas…até se apaixonar” (antes de qualquer “stalkeada” issi é apenas minha humilde opinião,rsrs) Michonne não é mais a mesma desde que se envolveu com o Rick. Era uma guerreira, destemida. Antigamente Michonne não tinha mais nada a perder (desde a morte do Andre, seu filho). Ela enfrentava a tudo sem medo da morte. Sua fragilidade ficou claramente estampada desde o episódio que ela pensa q Rick estava morto e ela paralizou, preste a se entregar à morte tbm. (e o discurso que não saberia viver sem o Rick).
    Enfim, personalidades diferentes, acontecimentos diferentes. O que liga Michonne e Andrea é unicamente o relacionamento com Rick. É apenas uma suposição que fica na mente de mtas pessoas, mas talvez o destino da Michonne possa ser diferente (eu torço pra isso)

    • Bia.

      Exatamente, Shiva! Se eles não derem uma trama paralela para a Michonne e o enredo dela continuar dependendo só do Rick, vai ser o fim dela. E apesar de ultimamente estar achando a personagem chatinha, eu gosto muito da Michonne e não quero que ela morra porque simplesmente emburreceu.

    • rockywhitedog

      Não é tão simples assim, diferente das HQs onde kirkman tem total liberdade, na série, ele precisa da aprovação da amc, e a michonne tem um apelo muito grande aos fãs, por isso, isso pode n acontecer, sem contar o fato que ele pode ter matado a Andréa nas hqs apenas para juntar rick e michonne, o que eu acho uma cagada enorme

      • diego

        glenn tb tinha kk

        • rockywhitedog

          O caso do Glenn foi diferente pois antes de mata-lo Kirkman fez uma espécie de teste com a “morte” dele no episódio da lixeira, pra ver como os fãs reagiriam a morte dele. Já na introdução do Negan, Glenn, já tava na cara que ele ia morrer ali, pois se matasse um personagem secundário após um Cliffhanger daqueles iria gerar revolta, e matar um personagem grande como Daryl iria mandar a série pro espaço.

        • rockywhitedog

          Sem contar o fato que a Andrea na HQ morreu do mesmo jeito da série, ou seja houve uma adaptação da série pras HQ’s.

  • William

    Pelo menos Kirkman tem coração, não é que nem George R. R. Martin que até debocha dos fãs quando um personagem importante morre!

  • Renatonog

    Tá perdoado, tio Kirkman. A edição foi emocionante! Andrea fará muito falta, porém Rick ressurge forte.

    • rockywhitedog

      Eu particularmente, achei mó clichê no universo twd, terceira vez que matam uma companheira do Rick, só espero que ele fique sozinho agora, pq se for se juntar a michonne, a Maggie ou seja lá quem for, ela já está condenada.

      • Cleiton Gonçalves

        nenhum casal é feliz em twd, Maggie+Glenn, Andrea+Dale, Michonne+Ezekiel, Rick+Lori, Holy+Abraham, Rosita+Eugene e por aí vai. Estou apenas aguardadando a morte de Lydia, e se Jesus e Aaron ficarem juntos vai ser a mesma coisa. È um clichê recorrente.

        • rockywhitedog

          Mas com Rick aconteceu três vezes pow já é sacanagem, tanta morte era pra ter afetado o Rick de uma maneira muito negativa, se não fossem os amigos dele pra dar apoio possivelmente ele iria se tornar um Negan 2.

  • Gadriel

    Michonne terá o mesmo destino da Andrea da HQ pela série, resta saber quem será a próxima futura escolhida para Rick Grimes, eu creio que será a Maggie.
    Eu gostava da Michonne de antes, guerreira, valente e sem ter medo de nada, após o romance com Rick, Michonne virou uma personagem fraca e muito…muito sem graça, Maggie até agora, depois da trágica morte do Glenn, ficou uma excelente personagem na série, uma verdadeira “futura” senhora Grimes.

    • betto lima

      Não sei porque, mas não consigo ver Rick e Maggie como um casal.
      Melhor seria se o personagem dos quadrinhos (Dante se não me engano), aparecesse na série pra tentar conquistar o coração de Maggie.

  • betto lima

    Amou a dos quadrinhos como a maioria de nós, mas parece que odiou a da série porque nem pensou 2x em matá-la! https://uploads.disquscdn.com/images/83734a22a5bde3b8dbec0a0233b6e2bc67026b0c07befcf1ea3f69f207f3b51d.jpg

    • rockywhitedog

      Puta erro esse, foi de longe o pior erro da série junto com o “governador”.

  • j-leitao

    Dramalhão meloso para matar a Andreia, toda vez que morre um personagem agora vai ser essa baboseira. Precisava repetir 3 vezes o mesmo discurso ?

  • Douglas

    ainda acho que a morte de um fodastico assim como a andrea se compararia a morte da Carol na serie. Acredito que geraria um impacto parecido. São pessoas improvaveis pra morrer. Lutaram muito e morreram por descuido, o que poderia acontecer com qualquer um por excesso de confiança.

  • Alexandre Hein

    O que eu achei? Um idiota escrevendo idiotices. E olha que amo a série…(já amei mais, mas sou fiel, mas tá difícil seguir o rumo da história e de alguns personagens). Se ama tanto Andrea nos quadrinhos e a matou, não venha com esse papo hipocrita! Não gosto nada das declarações do Kirkman, já faz tempo…

  • Cleiton Gonçalves

    Essas mortes na HQ de The Walking Dead são de certa forma importantes pra fortalecer personagens, tipo a morte de Lori e de Gleen, que fortaleceu personagens como Rick, Carl, Maggie e até mesmo Negan. E a serie não consegue fugir disso tanto que Lori e Gleen estão mortos, é muito provavel a morte de Michonne já que ela faz o papel da Andrea, outra alternativa seria matar Carol, que apesar de eu amar incondicionalmente, já foi bem desenvolvida e merece uma morte digna como o da Andrea(HQ).

  • diego

    Ironicamente na série morreu do msm jeito hahaha

  • Edu Gularte

    hehe esse Kirkman é um fanfarrão. Ele é sabedor que a série de televisão e a revista sobrevivem de polêmicas e depois, na cara dura, vem pedir desculpas. Está mais para “não me abandonem”. Besta é quem acredita.