A série de TV de The Walking Dead é uma adaptação da obra homônima nos quadrinhos, que está sendo publicada desde 2003. E apesar da versão para a TV ter momentos bem diferentes, de forma geral a história contada é a mesma.

O episódio de estreia da oitava temporada (S08E01 – “Mercy”) foi repleto de ação, carga dramática e muitos zumbis, como de praxe. Muitos dos momentos chave do episódio derivam diretamente das HQs, adaptando o início de um dos maiores arcos de The Walking Dead: A Guerra Total. Veja abaixo uma comparação entre os acontecimentos do episódio e os quadrinhos.

1 - A chegada de Rick ao Santuário

Como foi na HQ: Rick e o exército de Alexandria, Hilltop e o Reino vão até os portões do Santuário declarando o fim de sua servidão. Rick e Negan conversam, e o policial diz que os Salvadores morrerão, excetuando-se as pessoas comuns do lugar que nada têm a ver com os atos de Negan.

Como foi na série: Em uma cena que foi quase que totalmente retirada dos quadrinhos, Rick e seu exército chegam no Santuário, com a diferença de que os carros têm uma blindagem de metal para uma maior proteção contra uma retaliação por parte de Negan. Rick dá a oportunidade dos tenentes dos Salvadores se renderem, porém eles não o fazem. Além de Rick oferecer a chance de rendição a todos os Salvadores, outra diferença é que ele não utiliza sua icônica frase “você mata, você morre”.

2 - A ameaça de Gregory

Como foi na HQ: Gregory foi até o Santuário e declarou que Hilltop estava ao lado dos Salvadores agora. Apenas cinco soldados deixam o exército do Alto do Morro, provocando uma imensa irritação por parte de Negan e fazendo-o derrubar Gregory de uma das sacadas do Santuário.

Como foi na série: Gregory também foi ao Santuário e fez a mesma afirmação sobre sua lealdade a Negan, porém nenhum soldado deixou o exército de Hilltop. Outra diferença é Jesus mencionar que a lealdade do Alto do Morro agora é para com Maggie, que está em pessoa liderando as tropas e diz que “não parece que ninguém está indo embora”. Irritado, Simon joga Gregory da sacada, o que configura outra diferença.

3 - A batalha e a horda

Como foi na HQ: Rick e Negan não conseguiram resolver seus assuntos de forma pacífica, e os Salvadores iniciaram um tiroteio contra o exército das comunidades. Após um grande confronto no qual as janelas do Santuário foram estilhaçadas para causar o máximo de barulho possível, os aliados de Rick foram embora e deixaram uma horda zumbis para tomar o lugar e bloquear os Salvadores de apoiar os postos avançados. Rick tentou usar um carro para destruir os portões do Santuário – mas Holly impediu, querendo ela mesma fazer isso. Ao ver a quantidade de zumbis no lugar, Negan usa sua famosa frase “Eu espero que você esteja usando fraldas…” para Dwight.

Como foi na TV: O confronto foi iniciado por Rick, e não pelos Salvadores, após um tenso impasse. Os zumbis não foram atraídos aleatoriamente e sim movidos após um audacioso e minucioso plano envolvendo Daryl, Carol, Tara e Morgan. Quanto aos portões, os mesmos foram destruídos pelo trailer dos sobreviventes, tendo este explodido. Ao ver a quantidade de zumbis, Negan utiliza a mesma frase da HQ, mas para o Padre Gabriel, que estava escondido no mesmo lugar do antagonista.

4 - O discurso de Rick

Em ambas as mídias, vemos um Rick motivado e destinado a criar um mundo melhor para o que vem depois da guerra. Nos quadrinhos, porém, temos uma perspectiva mais obscura, com o policial admitindo para Andrea (que está viva e é sua esposa) a possibilidade de baixas e dizendo no final da edição que a guerra estava longe de terminar.

5 - As visões de Rick

No decorrer do episódio, muitos discutiram a possibilidade de Rick estar sonhando ou mesmo alucinando nas cenas em que ele aparece mais velho. Nos quadrinhos, estas visões não existem e não há nenhum indício durante a guerra que o timeskip (que é o que as visões representam) acontece. O festival que ocorre nas HQs é um evento de confraternização entre as comunidades, sendo o mesmo onde Alpha, a infame líder dos Sussuradores, se infiltra, rapta e mata doze pessoas (incluindo Ezekiel e Rosita). Rick realmente está manco pelo fato de Negan ter lhe quebrado uma das pernas. Além disso, Judith não está presente por ter sido morta na edição 48 pelas ações do Governador.

6 - Siddiq?

Como foi na HQ: Não há uma explicação em cena para o fato de Siddiq estar junto a Alexandria, porém sabe-se que o mesmo pertencia à comunidade de Oceanside antes de tudo acontecer.

Como foi na série: Um personagem não identificado foi abordado por Carl e, posteriormente, afugentado pela ação de Rick. Supõe-se que esse personagem seja Siddiq. Como sua trama se desenvolverá sem Oceanside, ainda é um mistério. Apesar disso, suas falas envolvendo o Alcorão parecem ter um papel central nos pensamentos de Rick nessa temporada.

***

Você encontrou mais semelhanças deste episódio com os quadrinhos? E o que achou destes momentos? Comente conosco!

Quer receber as últimas notícias de The Walking Dead direto no seu Whatsapp?
> CLIQUE AQUI <

Carioca e estudante de Direito. Aficcionado por lasanha, frio, Game of Thrones, Westworld, DC, Marvel, cinema e poesia. Amante incondicional de The Walking Dead, escreve sobre a série e os quadrinhos desde 2013.
Prezamos por comentários relevantes e respeitosos. Confira nossa Política de Comentários e para mais discussões sobre The Walking Dead e outras séries, curta nossa página no Facebook! Gostaria de escrever para o The Walking Dead Brasil? Clique aqui e faça parte do site.